Projetos Literários Como Ferramenta de Branding para Escolas

Saiba como se diferenciar e apresentar os valores da instituição com iniciativas que fortalecem a presença no mercado educacional. Como você tem trabalhado a gestão de imagem da escola? Questionamos isso porque, muitas vezes, no meio de tantas responsabilidades para se pensar, o branding escolar acaba ficando de lado. Pois saiba que as estratégias de branding para escolas são fundamentais não só para a captação e retenção de estudantes, como também para apresentar ao público os valores e diferenciais. Então, vamos explicar o que é, a importância e formas de trabalhar o branding para escolas, para ajudar você elevar a qualidade de ensino enquanto fortalece a presença da instituição no setor educacional. Além disso, temos uma dica que pode fazer muita diferença nestes resultados: a criação de um projeto literário. Esta atividade pode tornar o branding escolar ainda mais eficiente, enquanto você transforma seu estudante em um pequeno autor. Siga com a leitura do Blog da Ciranda de Livro para saber mais!  

Branding: o que é e qual a importância para escolas

A tradução do termo inglês “branding” para o português é “marca”. Logo, as estratégias de branding são aquelas que refletem no fortalecimento da imagem da organização, incluindo as escolas. Aqui, não estamos falando somente da identidade visual da escola. O branding escolar refere-se a tudo que impacte na lembrança que as pessoas terão da instituição, por exemplo. Neste sentido, é interessante sempre questionar qual o primeiro pensamento que vem à cabeça dos estudantes, responsáveis, das pessoas da comunidade e da equipe escolar quando pensam na sua escola. Esta é uma forma de começar a avaliar o branding e o que precisa ser melhorado neste quesito. No e-book “Branding: Descubra como fazer uma boa gestão de marca”, publicado gratuitamente pela Rock Content, o conceito de branding é definido como ações que garantem que a percepção do público estejam alinhadas com os ideias da organização. Sendo assim, é por meio das estratégias de branding que as escolas conseguem transmitir os seus valores ao mercado. E, desta forma, se diferenciarem das demais empresas do setor educacional.  

Importância para a escola

Quando a escola consegue pôr em prática iniciativas que fortalecem o branding escolar, é possível manter a estabilidade em caso de cenários de crise, por exemplo. Pois uma escola com a marca fortalecida reflete alta credibilidade e confiança diante do seu público. Além disso, o branding para escolas possibilita a identificação de oportunidades do mercado que reflitam em melhorias. Ou seja, quando a escola está atenta ao redor e consegue se atualizar, ela se torna mais moderna e atende às novas demandas do público. Essa adaptabilidade é fundamental para tornar a marca mais forte diante das rápidas transformações que temos vivido na sociedade atual. E as estratégias de branding para escolas também refletem a autenticidade da instituição. Assim, destacam os diferenciais, enquanto justificam ao público a sua relevância no mercado. Então, quanto mais única a escola for em comparação as demais do setor, mais chances terá de se destacar.  

3 dicas para impulsionar o branding escolar

Agora, vamos às dicas para praticar ações de branding para a escola. As orientações são fundamentais para você se destacar no mercado educacional e alcançar os benefícios que falamos anteriormente. Confira!

1. Mantenha uma comunicação simples e direta

Lembre-se que a sua comunicação precisa ser acessível, ou seja, compreendida por todas as pessoas. Para isso, é importante trabalhar em estratégias de branding para escola com linguagens que atendam a todos os perfis de público. Quanto mais simples e direta for, mais fácil a sua mensagem será compreendida e eficaz.

2. Defina uma identidade

O posicionamento da sua escola reflete na forma como impactará na lembrança do público. Portanto, crie uma identidade visual e também de valores que transmitam seus objetivos educacionais. Para isso, faça uma pesquisa sobre a concorrência e pense em estratégias que reforcem a sua essência.

3. Pense em ações de impacto

Explore novas possibilidades de contato com seu público. Para isso, é interessante trabalhar em estratégias que envolvam todos os sentidos, não só a visão. Lembre-se que ainda temos o tato, o paladar, a audição e olfato. Portanto, tudo isso pode ser pensado na experiência que você criará para fortalecer o branding escolar.  

Projeto literário: importante aliado do branding para escolas

Um projeto literário inovador, que transforma o estudante em um pequeno autor, pode fazer uma grande diferença no seu branding escolar. Isso porque essa é uma ferramenta aliada de escolas que querem se destacar e construir uma reputação positiva na comunidade, por exemplo. Por meio desta iniciativa, é possível trabalhar a diversidade e inclusão e transmitir esses valores ao público. Logo, essa representatividade reflete na forma como as pessoas vão se identificar com o propósito da escola. E quando um projeto literário acontece em parceria com editoras e autores, pode ampliar sua divulgação e levar à imagem da escola para novos patamares, por exemplo. Este é apenas um dos benefícios de implementar um projeto literário na escola. Quando essa ação é realizada, ela demonstra o compromisso da instituição em oferecer a educação de qualidade. Além disso, comprova a forma como a escola incentiva a participação da comunidade e ainda reflete seus valores institucionais. Além disso, quando o projeto literário é realizado com recursos tecnológicos, como junto a plataforma Ciranda de Livro, isso agrega muito à imagem da escola, porque demonstra o quanto ela está atualizada com as tendências da educação. Na Ciranda de Livro, unimos a paixão pela educação e o fascínio pela leitura em uma plataforma pedagógica virtual, que ajuda você a impulsionar o branding escolar e transformar estudantes em pequenos autores de suas próprias obras! Saiba mais: www.cirandadelivro.com.br.

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