Estratégias Eficazes para Aumentar as Matrículas na Sua Escola

Descubra táticas comprovadas para atrair e reter mais alunos e impulsionar o crescimento da sua instituição. Por mais que sua escola ofereça a mais alta experiência de ensino no mercado, hoje isso não é o suficiente para atrair e reter estudantes. A decisão da matrícula escolar envolve muitos fatores, desde uma campanha bem elaborada, até outras estratégias que impactam na decisão dos responsáveis e estudantes sobre onde estudar. Pensando neste momento do ambiente educacional e na competitividade atual, apresentamos aqui algumas orientações que vão ajudar você a aumentar a taxa de matrícula escolar este ano e nos próximos. Listamos técnicas de marketing que colaboram com a eficácia das campanhas de matrícula, como também dicas para realizar ações junto a comunidade e outras dicas que promover o crescimento sustentável da sua escola. Confira!  

Os desafios para superar na campanha de matrículas

O período de campanha de matrículas é um momento desafiador para muitas escolas. Afinal, a captação e retenção de estudantes reflete não só na muitos fatores da gestão, como também da credibilidade da instituição. Uma brusca queda na quantidade de estudantes atendidos pode trazer grandes prejuízos. Hoje, os responsáveis avaliam muitos pontos ao realizar a matrícula dos estudantes em uma escola. Para começar, avaliam reajustes das mensalidades e também como a escola investe em sua infraestrutura e em docentes para atender às necessidades de ensino. Outro ponto bastante priorizado nessa decisão são os diferenciais que intensificam o processo de aprendizagem, como atividades extracurriculares e projetos diferenciados, por exemplo. Vale considerar também a influência de outras pessoas na decisão de matrícula, como responsáveis de outros estudantes. Seus feedbacks sobre o funcionamento da escola e os processos de ensino impactam diretamente nessa escolha durante a campanha de matrícula.  

Estratégias para aumentar as matrículas

A partir de nossa experiência ao acompanhar escolas de todo o Brasil, listamos algumas ideias eficazes utilizadas em campanhas de matrículas bem-sucedidas. Elas podem ajudar você a superar os desafios que abordamos aqui e fazer a escola crescer de maneira sustentável.

Marketing educacional

“Quem não é visto, não é lembrado”, não é mesmo? Essa máxima resume a importância da instituição investir no marketing educacional, principalmente no momento de campanha de matrículas. Isso reflete nas experiências dos clientes, bem como na imagem da instituição e até mesmo no engajamento da equipe de ensino. Hoje, existem práticas básicas de marketing educacional, como divulgação de anúncios na imprensa local, televisão ou rádios, em canais digitais, incluindo as redes sociais, outdoors, panfletos, bem como outras que são velhas conhecidas das escolas. Mas, para você ir além, vamos relembrar de três estratégias que já apresentamos aqui no Blog da Ciranda de Livro para você impulsionar o marketing educacional:
  1. Desenvolva uma rica pesquisa de mercado, para conhecer melhor o público que deseja fidelizar. Faça isso de forma inovadora. utilizando novas tecnologias e recursos que facilitem a captação dessas informações. Lembre-se de criar formulários que sejam de rápida resolução e que os usuários preencham de forma intuitiva, gerando praticidade para este processo ocorrer de forma leve
  2. Proporcione experiências imersivas para encantar os estudantes e responsáveis, como com soluções de realidade virtual, ou com QR codes nos materiais de divulgação da sua campanha de matrículas.
  3. Investir em pessoas que tenham influência no setor e possam falar sobre a sua instituição é uma estratégia que não pode ficar de fora neste sentido. Quando falamos de marketing de influência, não estamos apenas nos referindo a pessoas com grande número de seguidores em seus perfis nas redes sociais. Essa influência também pode ser gerada por pessoas “normais”, ou seja, por estudantes ou pessoas da própria equipe da sua escola.

Tecnologia

A tecnologia também é um diferencial bastante considerado no momento da matrícula. Por isso, a escola deve reforçar a forma como tem se modernizado para atender às expectativas da educação atual. Neste sentido, realize atividades focadas em gamificação, que se conectam principalmente com estudantes que são bastante influenciados por jogos. Além disso, invista em outras tecnologias para as salas de aula que reflitam essa preocupação da instituição em ser cada vez mais moderna. Mostre que sua escola está conectada com as tendências e trabalhe com e-books, inteligência artificial, boards interativos e uma cultura data driven, por exemplo, para comprovar a cultura de inovação que impulsiona a aprendizagem.

Projeto literário

Como falamos acima, um dos fatores avaliados pelos responsáveis e estudantes na tomada de decisão sobre matrículas são as atividades extracurriculares. Logo, incluir no planejamento um projeto literário, e desenvolvê-lo com os estudantes, é uma forma de aumentar a credibilidade do ensino e a confiança diante do público-alvo. Isso porque quando a escola está atenta ao redor e consegue se atualizar, ela se torna mais moderna e atende às novas demandas do público. Logo, essa adaptabilidade é fundamental para tornar a marca mais forte diante das rápidas transformações que temos vivido na sociedade atual, incluindo na educação. Um projeto literário inovador, que transforma o estudante em um pequeno autor, pode fazer uma grande diferença na imagem da escola e contribuir com sua campanha de matrículas. essa é uma ferramenta aliada de escolas que querem se destacar e construir uma reputação positiva na comunidade, por exemplo. Por meio desta iniciativa, é possível trabalhar a diversidade e inclusão e transmitir esses valores ao público. Logo, essa representatividade reflete na forma como as pessoas vão se identificar com o propósito da escola. Para completar, quando um projeto literário acontece em parceria com editoras e autores, pode ampliar sua divulgação e levar à imagem da escola para novos patamares. Portanto, quando essa ação é realizada, ela demonstra o compromisso da instituição em oferecer a educação de qualidade. Além disso, comprova a forma como a escola incentiva a participação da comunidade e ainda reflete seus valores institucionais. Quer implementar um projeto literário inovador na sua escola? Converse com a Ciranda de Livro! Nossa equipe está à disposição para ajudar você a colocar essa estratégia em prática na sua campanha de matrícula. Saiba mais: www.cirandadelivro.com.br.

Leave A Comment

Subscribe to our Newsletter




    ×