A importância da criatividade na vida adulta

Criatividade na vida adulta: por que é importante? 

Aprenda tudo o que você precisa saber sobre essa capacidade socioemocional e sua importância com a Ciranda de Livro.  Você é uma pessoa que gosta de inventar coisas novas e diferentes? Então, saiba que essa habilidade bastante estimulada na infância pode fazer muita diferença na criatividade na vida adulta.  Costuma-se pensar que a criatividade é uma característica somente do público infantil. Todavia, essa é uma das soft skills (capacidades socioemocionais) mais valorizadas hoje no mercado de trabalho, você sabia?  Isso porque a criatividade na vida adulta impulsa fatores como a assertividade na tomada de decisão, resiliência, resolução de problemas… Ou seja, existem muitas vantagens em ser uma pessoa criativa nos dias atuais. E nós vamos falar sobre isso hoje no Blog da Ciranda de Livro. Acompanhe a leitura para pensar “fora da caixa” a partir de agora! 

Perdemos a criatividade na vida adulta? 

Existem muitas definições sobre o termo “criatividade”, mas, basicamente, ele define o ato de “criar”. De acordo com conteúdo compartilhado pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Paraná, criatividade é a habilidade de imaginar ou produzir coisas novas e diferenciadas. Também seria a capacidade que se refere à facilidade inventar em diversos campos da vida.  Logo, a criatividade na vida adulta define como as pessoas conseguem visualizar e colocar em prática novas ações. Também influencia, por exemplo, na habilidade de resolução de problemas, na rápida e assertiva tomada de decisão, e na resiliência, uma vez que uma pessoa criativa consegue encontrar soluções além do senso comum.  Porém, muitas pessoas pensam que a criatividade na vida adulta é inalcançável. Isso porque essa capacidade é muito associada à vida infantil. Existe a crença de que a criatividade é algo associado somente às crianças, e que se perde com o passar dos anos.  Saiba que este é um mito! Afinal, a criatividade acompanha todas as pessoas, inclusive na vida adulta. Rotinas, regras sociais e outros fatores impactam na forma como mantemos a criatividade na vida adulta.  Por isso, ao crescer, essa habilidade deve ser estimulada assim como na infância, porém de formas diferentes. Segundo conteúdo compartilhado pelo portal da Faber Castell, na vida adulta damos mais atenção ao pensamento concreto, que nos direciona às dinâmicas de erros e acertos, por exemplo, e às buscas por soluções racionais e arquitetadas. 

Quiz: você é uma pessoa criativa? 

O portal Rock Content compartilhou uma série de características presentes em personalidades de pessoas criativas. Será que você é ou não uma pessoa criativa? Responda então às questões abaixo e, se a maior parte das respostas for “sim”, seu atestado de criatividade na vida adulta está valendo! Vale ressaltar que as características são baseadas nas listadas no livro “Creativity – Flow and the Psychology of Discovery and Invention”, de Mihaly Csikszentmihalyi. 
  1. Costumo ser uma pessoa esperta, mas ingênua ao mesmo tempo.
  2. Combino ludicidade e disciplina, responsabilidade com irresponsabilidade.
  3. Alterno entre “metade” de imaginação e fantasia, e “metade” de senso de realidade.
  4. Escapo de estereótipos rígidos por minhas diferenças.
  5. Geralmente sou associado à alguém rebelde ou independente.

5 dicas para despertar a criatividade na vida adulta 

1. Pratique a ociosidade 

Ainda segundo conteúdo compartilhado pela Faber-Castell, o ócio é importante para quem busca estimular a criatividade na vida adulta. Isso porque este momento longe das tarefas e pensamentos sobre o dia a dia podem abrir portas para novas ideias. 

2. Atenção ao mundo a sua volta 

Outra dica, desta vez compartilhada pela PUC Paraná, é a forma como você dedica atenção ao mundo ao seu redor. Isso porque boas ideias nascem a partir do que está acontecendo no mundo. Então, os acontecimentos atuais são importantes fontes de inspiração. 

3. Supere o medo 

Exercer a criatividade na vida adulta significa que você vai expor suas ideias e, talvez, elas não sejam tão boas assim. Por isso, deixe a vergonha e o medo de errar de lado, porque isso pode impedir você de dar muitos passos à frente. 

4. Anote suas ideias 

Seja num bloco de notas, no papel, na mão… Anote tudo o que vier à cabeça e você poderá criar um banco de novas ideias para consultar sempre que houver necessidade. Assim, também poderá acompanhar como anda a sua criatividade na vida adulta, se tem feito grandes avanços, ou se seus registros estão “em branco”, por exemplo. 

5. Pratique atividades físicas 

Para completar, este último conselho, também compartilhado pela PUC Paraná, tem a ver com a forma como a saúde mental e física impacta na criatividade. Neste sentido, praticar atividades físicas contribui com a geração de hormônios e estimula a circulação, o que proporciona mais bem-estar e, assim, mais capacidade criativa. 

Desenvolvimento infantil e criatividade: qual a relação? 

Recentemente, falamos aqui no Blog da Ciranda de Livro sobre a importância da escrita criativa no desenvolvimento infantil. E, nesta conversa, trouxemos a relação entre o desenvolvimento e a criatividade, o que impacta diretamente na vida adulta.  Estimular a criatividade na infância influencia desde a formação da identidade, até a criação de projetos e a resiliência da pessoa. Sendo assim, incentivar a criatividade durante o desenvolvimento infantil contribui com a formação de adultos com mais sensibilidade e mais senso crítico.  Portanto, é uma responsabilidade dos educadores identificar o desafio de trabalhar esta habilidade no desenvolvimento infantil e incentivar que as crianças criem as melhores soluções para as ações propostas.  Para isso, existem diversas maneiras de estimular a criatividade na infância. Você, educador, pode, por exemplo, trabalhar a técnica de storytelling em sala de aula. Ou, ainda, estimular a criação por meio da observação, criar exercícios em que os estudantes são guiados por uma palavra para desenvolver uma produção criativa, ou ainda estimular a criação de histórias.  E então, depois deste conteúdo da Ciranda de Livro, você está preparado para se tornar uma pessoa criativa na vida adulta com as dicas que compartilhamos? Esperamos que sim! Até a próxima! 

Leave A Comment

Subscribe to our Newsletter




    ×