A importância da produção textual para cada fase do desenvolvimento

Entenda mais sobre os diferentes níveis de escrita e aprimore suas atividades nesta jornada de aprendizagem. Professor, como você tem trabalhado a produção de texto em cada fase do desenvolvimento infantil? Afinal, a produção textual precisa ser focada de acordo com os diferentes níveis desta jornada de aprendizagem. Pensando nisso, hoje o Blog da Ciranda de Livro traz orientações que contribuem com a prática da produção de texto em sala de aula. São explicações baseadas em conteúdos compartilhados por especialistas da educação, que podem contribuir com a sua rotina de ensino. Acompanhe e saiba mais sobre a importância da produção textual para cada fase do desenvolvimento infantil.

Começando a produção textual em sala de aula

No artigo acadêmico “O Processo Evolutivo da Produção de Texto Infantil”, a autora Carla Andréa Brande explica o que significa uma produção textual. Segundo ela, “um texto é o produto de uma atividade discursiva onde alguém diz algo a outro alguém. Portanto, cada texto é produzido no interior de um processo interlocutivo”. Sendo assim, não basta apenas incentivar a produção de texto dentro de sala de aula. É necessário ensinar como deve ser feita esta produção de acordo com cada situação específica, para que a criança entenda o que quer transmitir ao público e, a partir disso, saiba como expressar sua voz nesta produção textual. Para isso, o artigo ainda traz citações do livro “Formando crianças produtoras de texto”, de Josette Jolibert. Na obra, a autora considera os seguintes pontos para a produção textual infantil:
  • Antes de iniciar a produção de texto, as crianças devem identificar características da situação que vão comunicar de forma escrita, que são os destinatários, enunciadores, o objetivo do texto, da escrita e da sua intenção.
  • Além disso, defina o tipo de texto e o material utilizado para esta produção textual.
  • Continuando, é definida então a distribuição espacial e a função dos blocos do texto, ou seja, sua abertura, continuação e fechamento, que impactam a lógica de organização.
  • A linguística do texto também deve ser escolhida neste momento, bem como a linguística da frase.

A produção textual em cada fase do desenvolvimento infantil

Agora, vamos entender as especificidades de cada fase do desenvolvimento infantil, e como trabalhar a produção textual de acordo com os momentos de vida das crianças. Isso porque existem vários níveis de escrita na jornada de aprendizagem. Com apoio dos conteúdos compartilhados pelo portal Só Educador e Clube do Português, vamos explorar como ocorre a produção de texto infantil em cada um deles. Confira!

Nível pré-silábico

Neste início do processo de produção textual, as crianças ainda estão distinguindo as diferenças entre o que é desenho e o que é escrita. Então, aqui ainda não têm conhecimento sobre o alfabeto. Todavia, já demonstram a intenção de escrever. Então, aqui, realize atividades que estimulem a compreensão sobre a função social das letras. Entre as estratégias, trabalhe com a produção de texto por meio de exercícios para completar as palavras, com um a escrita do seu próprio nome ou de pessoas próximas, ou até mesmo atividades de recorte e cola das letras.

Nível silábico

Já neste nível do desenvolvimento infantil, as crianças têm a percepção sobre a relação entre a sonoridade e as letras que estão escrevendo, bem como sobre a formação das sílabas. Portanto, este é o momento de trabalhar a organização das letras para que saibam como elas correspondem sonoramente. Existem diversas atividades que atendem a esse momento do desenvolvimento infantil, como o aprendizado de rimas, bingo de letras e palavras, ou até mesmo a leitura. Em resumo, é hora de colocar em prática exercícios que fortaleçam a compreensão dos estudantes sobre a relação da letra e som.

Nível silábico-alfabético

Agora, chegou o momento de relacionar as sílabas verbalizadas a mais de uma letra, pois a criança já entende que a escrita representa o som de sua voz, por exemplo. E, neste período, também já consegue realizar leituras mais simples. Nesta transição, é interessante trabalhar com atividades de produção textual como cruzadinhas, pintar ou circular as sílabas, códigos, caça-palavras, ou até mesmo o exercício de completar as palavras com sílabas que estão faltando, por exemplo.

Nível alfabético

A partir deste momento do desenvolvimento infantil, as crianças já compreendem a relação dos sons e das letras, e sabem como representá-las na produção textual. Sendo assim, a ortografia torna-se um desafio maior neste período em que elas já detém mais conhecimento. Aqui, já é possível incentivar a produção textual um pouco mais complexa, desafiando os estudantes a escreverem um pouco mais e irem além no processo de aprendizagem.

Alfabetização e produção textual no desenvolvimento infantil

Vivemos tempos desafiadores, e aqui no Blog da Ciranda de Livro, já falamos sobre os impactos da pandemia para crianças em idade de alfabetização. Pois esta etapa da aprendizagem infantil já trazia muitos desafios para estudantes dos seis a oito anos de idade. Agora, enquanto recuperamos o tempo perdido, vamos reforçar orientações que contribuem com a produção de texto nesta etapa do desenvolvimento infantil. Primeiramente, é preciso relembrar que o ato de alfabetizar exige muitos fatores. São eles: afetividade, interação entre pares e leituras, por exemplo. E isso reflete na produção textual das crianças nesta fase. Porque, neste momento, a criança precisa reinventar o sistema alfabético de escrita durante seu desenvolvimento cognitivo e linguístico. Vale lembrar também que hoje o processo de alfabetização deve envolver soluções tecnológicas. Pois envolve habilidades e conhecimentos relacionados a todos os modos de representação visual e comunicação digital. Portanto, os processos de produção textual devem considerar que os estudantes de hoje possuem novos comportamentos. Eles tendem a ler textos mais curtos em uma variedade de plataformas nas mídias sociais, sites e aplicativos. Sendo assim, as escolas agora trabalham a alfabetização e as produções textuais por meio de imagens visuais e em movimento, até mesmo com recursos sonoros e outras funcionalidades on-line. Concluindo, esperamos que este novo conteúdo do Blog da Ciranda de livro contribua com o ensino da produção de texto em todas as fases do desenvolvimento infantil. Continue acompanhando nossas publicações para se atualizar sobre as tendências da educação!  

Leave A Comment

Subscribe to our Newsletter




    ×