Como a Criatividade na Sala de Aula Aumenta o Engajamento dos Alunos

Como a criatividade na sala de aula aumenta o engajamento dos estudantes

 Conheça estratégias para estimular a imaginação e o pensamento crítico na escola. rencial impacta no modo de viver e aprender desde a infância até a vida adulta. Portanto, trabalhar a criatividade na sala de aula contribui com o desenvolvimento dos indivíduos, preparando-os melhor para os desafios que estão por vir. Hoje, o Blog da Ciranda de Livro apresenta estratégias “fora da caixa” que vão ajudar a engajar os estudantes no aprendizado. Afinal, desenvolver a criatividade reflete no aprendizado e no sucesso acadêmico dos estudantes. Então, siga com a leitura para conhecer formas de incorporar atividades criativas. Entre elas, incluímos os projetos literários, como o da Ciranda de Livro, para aumentar o engajamento dos estudantes. Prepare-se para saber mais sobre práticas que incentivam a criatividade na sala de aula, bem como incentivam a participação ativa e elevam o pensamento crítico.  

A importância de promover a criatividade na escola

Já explicamos a importância da criatividade na vida, especificando seu papel em diversas fases da vida. Essa habilidade socioemocional, quando estimulada na rotina das crianças, impacta na formação de suas identidades. Assim, reflete na criação de projetos futuros e na sua resiliência quando se tornam adultos. Apesar de muitas pessoas acreditarem que perdem a criatividade ao crescer, também já abordamos aqui no Blog da Ciranda de Livro que isso não acontece. Logo, essa habilidade estará sempre presente em cada um de nós. Porque a habilidade de imaginar ou produzir coisas novas e diferenciadas se aplica em diversos campos da vida, como na resolução de problemas do dia a dia, por exemplo. É por isso que pessoas consideradas criativas tomam decisões de forma mais rápida e se maneira assertiva na maioria das ocasiões, pois conseguem encontrar soluções além do senso comum. Todavia, fatores como regras sociais e responsabilidades adquiridas na rotina adulta acabam mudando a nossa compreensão sobre o que é a criatividade e como usá-la enquanto adultos. Segundo especialistas, nesta fase mais madura, os indivíduos priorizam o pensamento concreto, ou seja, que direciona às dinâmicas de erros e acertos e às buscas por soluções racionais e arquitetadas. Sabendo deste contexto, é uma responsabilidade dos educadores identificar o desafio de trabalhar a criatividade na sala de aula e promover isso no desenvolvimento infantil, incentivando as crianças a criarem as melhores soluções para as ações propostas. Logo, existem diversas maneiras de estimular a criatividade na escola para incentivar a formação de adultos mais preparados ao amanhã. Uma delas é trabalhar a técnica de storytelling em sala de aula. Ou então estimular a criação por meio da observação, criar exercícios em que os estudantes são guiados por uma palavra para desenvolver uma produção criativa, ou ainda estimular a criação de projeto literário inovador.  

Estratégias para impulsionar a criatividade em sala de aula

Reunimos uma série de conselhos já apresentados aqui no Blog da Ciranda de Livro para você usar como inspiração para desenvolver a criatividade na escola e engajar os estudantes nas atividades. Confira!

Projeto literário

  Para começar, não poderíamos deixar de falar do projeto literário. Afinal, o ensino da escrita criativa está alinhado à BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Portanto, o projeto literário é uma excelente opção para educadores que querem inovar suas práticas de ensino e atender às novas demandas da educação. Pensando nisso, desenvolvemos um passo a passo para você implementar um projeto literário inovador na sua escola e com muita criatividade:
  • No começo da implementação dos programas pedagógicos, é importante encontrar parceiros com experiência no segmento de Educação, como a Ciranda de Livro, por exemplo. Eles serão responsáveis por orientar suas atividades e para o sucesso final do projeto literário.
  • Defina um tema criativo, que desperte e engaje os estudantes a participarem do projeto literário. Se preferir, inspire-se em datas, eventos ou personalidades marcantes que ainda serão celebrados no decorrer do ano, por exemplo. Vale reforçar que, na Ciranda de Livro, os temas dos projetos literários, além de atenderem essas demandas, estão alinhados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e promovem os ensinamentos dos quatro pilares da educação da Unesco.
  • Após definir temas, bem como o cronograma para a realização do projeto pedagógico, comece a trabalhar com a turma esta criação, incluindo entre as atividades práticas como rodas de conversas, jogos, contações de histórias e pesquisas realizadas pelos estudantes para a conclusão do livro, por exemplo.
  • Ao final, com a conclusão do projeto literário, celebre esta realização com um evento de autógrafos. Esse momento torna o projeto literário ainda mais emocionante, uma vez que as alegrias são compartilhadas e todo o esforço empenhado no decorrer do ano é reconhecido.

Debates construtivos

Quando falamos sobre o desenvolvimento de habilidades socioemocionais na educação infantil aqui no Blog da Ciranda de Livro, citamos como exemplo as atividades de projeto de vida, incluindo debates construtivos. Isso porque a competência do projeto de vida desenvolve os estudantes, estimulando questionamentos sobre o mundo, sua criticidade sobre assuntos gerais e, assim, promove o autoconhecimento, incluindo a criatividade. Então, pensando nisso, uma atividade que corrobora com esse propósito são os debates construtivos sobre temas atuais, por exemplo. Isso porque a troca de experiências de forma respeitosa pode ampliar as visões de mundo dos estudantes, bem como engajar a participação e promover até mesmo o sentimento de identificação e pertencimento entre eles.

Teatro

  Investir em aulas de teatro também é uma maneira de engajar a participação dos estudantes e promover a criatividade na escola. Como as atividades são coletivas, além de fazer novas amizades, os estudantes podem aprender valores como respeito ao próximo e trabalho em equipe. Para completar, as aulas de teatro na escola estimulam a exposição de opiniões, e assim, os alunos aprendem a apresentar suas ideias respeitando as diferenças entre os colegas. Ainda ao fim das atividades, podem se tornar mais confiantes e seguros de si, o que influencia na autonomia do aprendizado. Além disso, para realizar as atividades teatrais, é necessário colocar os pensamentos em prática ao transformar a dramaturgia em ações reais. Para completar, o teatro inclui a prática de diversos exercícios de improvisação, que aprimoram o pensamento rápido, e precisam de muita imaginação para desenvolver figurinos, cenários, e até mesmo para a divulgação do espetáculo, por exemplo. Gostou das nossas estratégias para estimular a criatividade na escola? Continue acompanhando o Blog da Ciranda de Livro para aprender mais formas de engajar seus estudantes. E se quiser conhecer mais sobre nosso projeto literário inovador, acesse: www.cirandadelivro.com.br.

Leave A Comment

Subscribe to our Newsletter




    ×