Como a Escrita Criativa Contribui para o Desenvolvimento Emocional dos Alunos

Saiba mais sobre formas de estimular a expressão dos sentimentos e fortalecer o autoconhecimento das crianças pelas letras. Você sabia que quando os estudantes criam suas próprias narrativas, exploram diferentes perspectivas e conseguem desenvolver diversas emoções? Isso é possível com a criação de textos em diversos tamanhos e temas, por meio das inúmeras possibilidades da escrita criativa. Essa forma de expor sua visão de mundo por meio das palavras, no papel, pode ser transformadora e contribuir com um processo de autoconhecimento único. Quando trazem suas ideias para o mundo exterior, os estudantes conseguem trabalhar seus sentimentos, por meio de reflexões saudáveis e produtivas. Isso apoia a construção de uma personalidade com autoestima forte. Logo, criar personagens e mundos é uma maneira de sustentar o crescimento das crianças de uma forma única. Estamos aqui hoje para ajudar você a praticar isso no desenvolvimento dos estudantes. Entenda mais sobre os benefícios da escrita criativa em sala de aula e sua função como facilitadora do desenvolvimento socioemocional.  

Para relembrar: a importância da escrita criativa

A importância da escrita criativa no desenvolvimento dos estudantes vai muito além do “bê-a-bá”. Isso porque, como já explicamos aqui no Blog da Ciranda de Livro, trabalhar essa habilidade com seus estudantes pode contribuir com melhorias na qualidade da aprendizagem, bem como com a autonomia deles no processo de ensino, e ainda proporcionar uma melhor formação individual, tornando-os em adultos mais bem preparados para o amanhã. Portanto, a criatividade impacta desde a formação da identidade, até a criação de projetos e a resiliência da pessoa. Sendo assim, incentivar a criatividade durante o desenvolvimento dos estudantes contribui com a formação de adultos com mais sensibilidade e mais senso crítico. Para completar, lembramos que a criatividade é a habilidade de imaginar ou produzir coisas novas e diferenciadas. Também é a capacidade que se refere à facilidade inventar em diversos campos da vida. Logo, a criatividade na vida adulta define como as pessoas conseguem visualizar e colocar em prática novas ações. Também influencia, por exemplo, na habilidade de resolução de problemas, na rápida e assertiva tomada de decisão, e na resiliência, uma vez que uma pessoa criativa consegue encontrar soluções além do senso comum.  

Dicas para usar a escrita criativa ao desenvolver as emoções

Como já reforçamos aqui no Blog da Ciranda de Livro, pensar em educação é pensar além do conteúdo acadêmico. Empatia, resiliência, autoconfiança e outras habilidades que impactam no desenvolvimento socioemocional dos estudantes são trabalhadas por meio de atividades baseadas na escrita criativa, por exemplo. Então, que tal recordar esse checklist da educação socioemocional e aplicá-lo em sala de aula, com diversas atividades voltadas para a escrita criativa?
  • Nas atividades de escrita criativa, incentive a valorização do conhecimento e a continuidade do aprendizado.
  • Promova também exercícios práticos propondo hipóteses e a solução de problemas.
  • Impulsione a apreciação e produção de manifestações artísticas e culturais.
  • Apoie o uso de diversas linguagens verbais, corporais, visuais, sonoras e digitais.
  • Crie canais para o compartilhamento de experiências.
  • Realize atividades que promovam a empatia e compreensão mútua das diversas realidades.
  • Trabalhe com práticas sociais que engajem a responsabilidade e resolução de problemas.
  • Valorize a diversidade e o respeito às diferenças.
  • Completando, desenvolva atividades baseadas em fatos, análise de dados na formulação da tomada de decisão assertiva.
 

Projeto literário: transformando as emoções dos estudantes com a escrita criativa

O ensino da escrita criativa está alinhado à BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Portanto, o projeto literário é uma excelente opção para educadores que querem inovar suas práticas de ensino e atender às novas demandas da educação, incluindo o desenvolvimento de habilidades socioemocionais dos estudantes em sala de aula, conforme explicamos aqui no Blog da Ciranda de Livro. Então, para transformar as emoções dos estudantes com a escrita criativa em um projeto literário, defina um tema que desperte e engaje os estudantes a participarem dessa atividade. Se preferir, inspire-se em datas, eventos ou personalidades marcantes que ainda serão celebrados no decorrer do ano, por exemplo. Vale reforçar que, na Ciranda de Livro, os temas dos projetos literários, além de atenderem essas demandas, estão alinhados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e promovem os ensinamentos dos quatro pilares da educação da Unesco. Após definir temas, bem como o cronograma para a realização do projeto pedagógico, comece a trabalhar com a turma esta criação, incluindo entre as atividades práticas como rodas de conversas, jogos, contações de histórias e pesquisas realizadas pelos estudantes para a conclusão do livro, por exemplo. E, ao final, com a conclusão do projeto literário, celebre esta realização com um evento de autógrafos. Esse momento emocionante torna o projeto literário ainda mais cativante e motivador, uma vez que as alegrias são compartilhadas e todo o esforço empenhado no decorrer do ano é reconhecido.

Debates construtivos

Pense durante este processo em incluir também debates construtivos com os pequenos autores. Isso porque essa atividade ajuda no desenvolvimento dos estudantes ao estimular questionamentos sobre o mundo e sua criticidade sobre assuntos gerais. Assim, promove o autoconhecimento, incluindo a criatividade. Portanto, esta atividade corrobora com esse propósito de trabalhar as emoções em sala de aula e fora também. Porque a troca de experiências de forma respeitosa pode ampliar as visões de mundo dos estudantes, bem como engajar a participação e promover até mesmo o sentimento de identificação e pertencimento entre eles. Esses são só alguns dos benefícios obtidos com a realização de um projeto literário. Pois praticar a escrita criativa contribui para o fortalecimento de muitas habilidades linguísticas, o que inclui desde o aprimoramento gramatical, domínio do vocabulário e da estrutura textual, além de apoiar o aprendizado de outras áreas de conhecimento. Quer saber mais sobre isso? Converse com a equipe da Ciranda de Livro: www.cirandadelivro.com.br.

Leave A Comment

Subscribe to our Newsletter




    ×