Posted on
março 22, 2024
by
Ciranda
0 Comments
Confira este passo a passo para promover a literatura entre os pequenos autores de forma criativa.
Muitos diretores e coordenadores buscam maneiras criativas de promover a literatura em suas instituições. Se este é seu caso, saiba que a resposta para este desafio pode estar na realização de um projeto literário inovador. Mas, você sabe como envolver o seu pequeno autor no projeto literário?
É sobre isso que vamos falar hoje no Blog da Ciranda de Livro. A partir de nossa experiência em escolas de todo o Brasil, construímos um rápido passo a passo para ajudar você a implementar um projeto literário inovador também!
Transformar um estudante em um pequeno autor com um projeto literário pode ser não só uma solução prática para a rotina de ensino, como também envolve estudantes, a comunidade escolar e familiares. Siga com a leitura deste novo conteúdo do Blog da Ciranda de Livro para entender melhor sobre como implementar e os benefícios que um projeto literário inovador agrega para a escola.
Por que realizar um projeto literário?
Existem muitos motivos para elevar seu estudante à condição de um pequeno autor. E não somos só nós que defendemos isso. Especialistas como a
renomada professora Célia Godoy acreditam que um dos grandes benefícios de um projeto literário é transformar estudantes em protagonistas da aprendizagem, como ela mesma destacou em entrevista exclusiva para a Ciranda de Livro.
Para Célia, utilizar tecnologia neste processo, como a plataforma Ciranda de Livro, agrega benefícios para o desenvolvimento da autonomia dos estudantes. “A Ciranda de Livro é esta oportunidade em que o ‘menino’ vai expressar as coisas que sente, vai dar voz a sua palavra e vai mostrar para a humanidade como é importante pensar sobre algo para deixar um legado. Autonomia é, por exemplo, escrever um livro, é uma conquista, é um processo de libertação, é gerado pela autonomia de pensar, de registrar e, principalmente, de aliar a escrita aos mecanismos de arte”, observou a especialista.
Esses e outros benefícios da implementação de um projeto literário inovador na escola foram compartilhados por Célia em sua entrevista exclusiva para a Ciranda de Livro, que você pode
assistir na íntegra aqui em nosso canal no YouTube!
Além disso, promover atividades de leitura e escrita contribuem para o desenvolvimento dos estudantes no sentido cognitivo, emocional e social. Tudo isso reflete no aprimoramento de habilidades que serão fundamentais na vida adulta deste pequeno autor, como
explicamos aqui no Blog da Ciranda de Livro.
Passo a passo para implementar um projeto literário inovador
Então, agora chegou a hoje de começar a implementar o seu projeto literário na escola. Você sabe como fazer isso? Siga o passo a passo da Ciranda de Livro para colocar essa realização em prática!
1º passo: defina a faixa etária e interesses dos participantes
Em primeiro lugar, você precisa conhecer bem todos os participantes do seu projeto literário. Então, pesquise e informe-se sobre o seu pequeno autor, para que as atividades seguintes sejam guiadas a partir de seu perfil e interesses. Defina a faixa etária, bem como quais são os assuntos que mais despertam este engajamento e que podem ser transformados em atividades de leitura e escrita.
Para completar, pense neste planejamento do projeto literário de forma inclusiva. Porque o processo de aprendizagem exige criatividade e observação dos profissionais da educação a respeito da realidade dos estudantes que vão participar do projeto literário, como já abordamos aqui no Blog da Ciranda de Livro quando falamos sobre
inclusão e diversidade no projeto literário.
2º passo: escolha temas relevantes
Agora que você já sabe mais sobre seus pequenos autores, é hora de escolher o tema do projeto literário. Esta decisão será baseada nos dados coletados no primeiro passo, que vão guiar quais assuntos são mais relevantes para os estudantes.
Aqui, busque definir temas que tenham relação com a realidade e discussões atuais. Ou, então, baseie-se em datas, eventos e aniversário de personalidades marcantes, que serão celebrados no decorrer do ano, por exemplo.
Na Ciranda de Livro, os temas dos projetos literários, além de atenderem essas demandas, estão alinhados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e promovem os ensinamentos dos quatro pilares da educação da Unesco. Isso permite que todas as atividades realizadas com a Ciranda de Livro ao redor destes temas ocorram dentro das expectativas desses direcionamentos tão importantes para o universo da educação.
3º passo: promova atividades que engaje os estudantes
Um projeto literário não consiste em apenas “ler e escrever”. Esta atividade vai muito além e pode nortear outras como rodas de conversas, jogos, contações de histórias e pesquisas realizadas pelos estudantes para a conclusão do livro, por exemplo.
Portanto, durante a realização do projeto literário, desenvolva atividades que despertem o interesse dos estudantes em participar. Estimular este despertar pela leitura e escrita é fundamental para o sucesso desta realização.
Uma forma de engajar os estudantes é por meio de atividades que envolvam novas tecnologias. Afinal, nossas crianças e jovens estão cada vez mais conectados. Logo, a tecnologia é uma aliada de educadores que desejam despertar este engajamento.
Aqui no Blog da Ciranda de Livro, já falamos sobre a importância do
papel da tecnologia no projeto literário. Na ocasião, explicamos que as soluções digitais proporcionam uma experiência de leitura mais dinâmica e envolvente, o que reflete no engajamento dos estudantes.
• Evento de autógrafos
Uma das atividades que mais engajam a participação dos pequenos autores no projeto literário é o evento de autógrafos. Este momento celebra a construção do livro junto a colegas e família. Na ocasião, todo o esforço dos estudantes em escreverem seus próprios livros é reconhecido. E para que você realize um evento de autógrafos inesquecível, listamos cinco passos essenciais que devem ser considerados nesta realização.
Confira aqui no Blog da Ciranda de Livro!
4º passo: avalie os resultados
Todo projeto escolar deve ser mensurado, e isso inclui o projeto literário. Para medir os impactos desta transformação dos estudantes em pequenos autores de suas obras, você pode utilizar
metodologias da pedagogia data driven, conceito que define estratégias baseadas em dados. Atualmente, já existem diversos mecanismos digitais que contribuem com essa coleta de informações, desde uma simples planilha de Excel até plataformas avançadas.
Essa avaliação também pode ocorrer por meio de testes de leitura, da criação de produções escritas que complementem o projeto literário, ou ainda por meio de conversas para obter feedbacks dos estudantes e da equipe escolar envolvida.
Com esse passo a passo em mãos, a implementação de um projeto literário inovador na sua escola será muito fácil! E se você precisar de mais ajuda para isso, conte com a equipe da Ciranda de Livro. Saiba mais no site:
www.cirandadelivro.com.br.