Posted on
novembro 15, 2024
by
Ciranda
0 Comments
Como o projeto literário estimula a autoconfiança dos estudantes
Entenda como é possível desenvolver habilidades essenciais para o futuro por meio da leitura e escrita
A confiança é uma capacidade socioemocional importante não só para o desenvolvimento educacional, como também para outros momentos da vida. Por isso, trabalhar a confiança na escola é fundamental para a formação dos estudantes. E uma forma de fazer isso é por meio de um projeto literário, você sabia?
Afinal, esta autoconfiança reflete na forma como o estudante se relaciona com o seu processo de aprendizagem, bem como com as pessoas da comunidade escolar e, principalmente, sobre como se identifica e se expressa.
Portanto, quando o estudante acredita em si mesmo e na sua capacidade de superar desafios, se sente mais motivado e preparado para seguir em frente nas atividades escolares e fora dela. Então, cabem aos educadores e os responsáveis criarem recursos e atividades que possibilitem isso.
Por meio da escrita, leitura e da participação em um projeto literário, por exemplo, os estudantes ganham autoconfiança e mais segurança sobre suas habilidades. Desta forma, melhoram sua expressão pessoal e se sentem empoderados para enfrentar novos desafios. Saiba mais sobre esta relação nesta leitura!
O que é confiança e qual sua relação com a escola?
De acordo com
definição do Instituto Ayrton Senna, a confiança é “uma competência socioemocional que faz parte do grupo da Amabilidade, que reúne habilidades relacionadas a relações interpessoais e a criação de vínculos entre as pessoas, além de estar ligada à cooperação, e à colaboração”.
Sendo assim, na escola, esta competência está associada a forma como os estudantes criam expectativas positivas sobre as pessoas da comunidade escolar, bem como sobre si mesmo, de forma com que acreditam que existem boas intenções nessas ações e comportamentos vivenciados no ambiente de ensino.
A criação desses vínculos e o desenvolvimento da confiança dos estudantes tem sido um desafio na escola, principalmente devido ao afastamento vivido durante o isolamento devido à pandemia de Covid-19. Neste período, muitos estudantes ficaram inseguros sobre si mesmos e hoje os educadores e responsáveis trabalharam para colocar em prática iniciativas que promovam a autoconfiança, para que assim estudantes se tornem protagonistas de suas aprendizagens.
Desenvolvendo a autoconfiança dos estudantes com o projeto literário
Vamos falar sobre estratégias para desenvolver essa competência socioemocional? Uma delas é a realização de um projeto literário, que promove grandes impactos na autoconfiança dos estudantes.
Afinal, quem nunca pensou na possibilidade de escrever seu próprio livro? Então, imagine tornar esse sonho em realidade!
Quando o estudante se torna um escritor, ele agrega uma experiência em sua vida que transforma a sua forma de interpretar suas habilidades.
Para começar, o projeto literário torna o estudante mais seguro a respeito da sua criatividade. Ele entende que suas ideias são válidas e que podem ser colocadas em prática. Esta é uma habilidade cada vez mais desejada no mundo atual e reflete na forma como o estudante pensará em soluções para diversas questões da vida.
Sem contar que o projeto literário possibilita o desenvolvimento da escrita, outra habilidade bastante requisitada, uma vez que a comunicação se tornou essencial nesta rotina cada vez mais digital e conectada. Pense em quantos e-mails e mensagens trocamos no dia a dia. Então, ser confiante a respeito da forma como se escreve impacta as diversas relações na sociedade.
O projeto literário também possibilita o pequeno autor também trabalhar sua expressividade e sentimentos, como
já explicou a renomada professora Célia Godoy ao Blog da Ciranda de Livro. A atividade dá voz a sua palavra e ainda estimula o pensamento crítico. Porque, para produzir sua história, é necessário refletir bastante sobre ela e a mensagem que transmitirá aos futuros leitores.
Evento de autógrafos
Para completar, a experiência de realizar um projeto literário pode ser fortalecida com a realização de um
evento de autógrafos. E ser prestigiado neste momento também reflete na autoconfiança do estudante, que sentirá que seu livro é valorizado e seu trabalho foi importante.
Nós, da Ciranda de Livro, acreditamos que a construção do conhecimento merece ser celebrada, principalmente entre a família e amigos. É por isso que realizar um evento de autógrafos da escola é muito importante quando incentivamos as crianças a escreverem seus próprios livros. E nossa equipe está sempre à disposição para ajudar as escolas a realizarem esse evento de autógrafos da melhor forma possível!
Diversidade e inclusão
Vale ressaltar que a realização de um projeto literário é uma atividade diferenciada, como
já explicamos aqui no Blog da Ciranda de Livro. Isso possibilita a abordagem de temas variados, de forma lúdica entre os estudantes, apoiando a forma como a escola promove não só autoconfiança dos estudantes, como também a inclusão e diversidade na escola.
Portanto, ao desenvolver um projeto literário, a escola proporciona uma experiência única para todas as pessoas envolvidas: enquanto os estudantes tornam-se protagonistas do processo de aprendizagem, os professores também colocam em práticas suas habilidades de ensino. Sendo assim, essa é uma oportunidade para todos aprenderem mais sobre muitas coisas.
Nos projetos literários da Ciranda de Livro, por exemplo, incentivamos a realização de obras com temas que apoiam a aprendizagem da inclusão e diversidade. Nossa equipe apoia a criação dos livros por meio de atendimentos personalizados, buscando orientar a escola e a família durante o processo criativo.
Com recursos digitais de fácil uso e muita inovação, os projetos literários da Ciranda de Livro acontecem por meio de uma plataforma gratuita, com recursos e orientações alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos Pilares da Educação da Unesco. Saiba mais no nosso site:
www.cirandadelivro.com.br.