Posted on
janeiro 17, 2025
by
Ciranda
0 Comments
Saiba mais sobre a importância de usar o projeto literário como um diferencial competitivo.
Quer valorizar o ensino e atrair novas matrículas ao mesmo tempo? Saiba que isso é possível por meio da realização de um projeto literário.
Pela nossa experiência no mercado educacional, sabemos que este setor é cada vez mais competitivo. Portanto, as escolas buscam novas formas de se destacar a todo momento. Os responsáveis estão bastante criteriosos em suas tomadas de decisão. Logo, a capacidade das escolas em inovar, comunicar valor e criar experiências transformadoras é o que reflete em seu posicionamento no mercado.
Neste cenário, um projeto literário pode ser um grande diferencial para retes estudantes, como também para atrair novas matrículas. Aqui, você vai conhecer estratégias que contribuem com o fortalecimento da sua escola no mercado, e também contribuem para sair na frente ao promover a aprendizagem de alta qualidade. São iniciativas de marketing escolar que geram muito impacto para as escolas.
Para relembrar: o que é branding escolar
Antes de começar nossa conversa sobre o impacto do projeto literário na captação de novas matrículas, vamos falar sobre
branding escolar? Este conceito, que já abordamos aqui no Blog da Ciranda de Livro, define as práticas que refletem no fortalecimento da imagem da organização, incluindo as escolas. Isso não se refere somente à identidade visual da escola.
Sendo assim, o branding escolar engloba tudo que impacta na lembrança que as pessoas terão da instituição, por exemplo. Portanto, investir no branding escolar é uma forma de manter a escola fortalecida no mercado, com ações que refletem sua alta credibilidade e confiança ao público-alvo.
Vale reforçar que hoje, para se destacar no mercado educacional, é necessário mais do que bons índices acadêmicos. As escolas precisam oferecer uma proposta pedagógica que alie fatores como excelência, inovação e um olhar atento às habilidades do futuro, como criatividade, pensamento crítico e colaboração.
Para concluir, vamos relembrar também estas dicas para impulsionar o branding escolar!
- Mantenha uma comunicação simples e direta, com linguagens que atendam a todos os perfis de público. Quanto mais simples e direta for a sua mensagem, mais fácil a sua mensagem será compreendida e eficaz.
- Crie uma identidade visual e também de valores que transmitam seus objetivos educacionais. Para isso, faça uma pesquisa sobre a concorrência e pense em estratégias que reforcem a sua essência.
- Explore novas possibilidades de contato com seu público. Para isso, é interessante trabalhar em estratégias que envolvam todos os sentidos, não só a visão. Pense na experiência que você criará para fortalecer o branding escolar.
Os impactos do projeto literário nas novas matrículas
Então, como já
reforçamos aqui no Blog da Ciranda de Livro, quando a escola está atenta ao redor e consegue se atualizar, ela se torna mais moderna e atende às novas demandas do público. Essa adaptabilidade é fundamental para tornar a marca mais forte diante das rápidas transformações que temos vivido na sociedade atual. Aqui estão as principais razões para implementar um projeto literário e captar novas matrículas, além de reter os estudantes da sua escola.
Diversidade e inclusão
Com um projeto literário, é possível trabalhar a diversidade e inclusão entre os estudantes e transmitir esses valores ao público, atraindo novas matrículas de pessoas que priorizam isso na tomada de decisão. Logo, essa representatividade reflete na forma como as pessoas vão se identificar com o propósito da escola.
Maior alcance
Quando um projeto literário acontece em parceria com editoras e autores de renome, isso amplia sua divulgação e leva a imagem da escola para novos patamares, por exemplo. Assim, é possível expandir o alcance de suas realizações, contribuindo para a eficiência da divulgação.
Credibilidade
Quando você realiza um projeto literário na escola, demonstra o compromisso da instituição em oferecer a educação de qualidade. Além disso, comprova a forma como a escola incentiva a participação da comunidade e ainda reflete seus valores institucionais.
Tecnologia
Um dos atrativos para novas matrículas hoje é a forma como as escolas estão atualizadas com as tecnologias de ensino. Portanto, quando o projeto literário é realizado com recursos tecnológicos, como os da plataforma Ciranda de Livro, isso agrega muito à imagem da escola, porque demonstra o quanto ela está por dentro das tendências da educação.
Novas experiências
Transformar um estudante em pequeno autor de sua própria obra é uma experiência única. E muitas pessoas consideram esse tipo de experiência que as escolas proporcionam ao realizarem as matrículas escolares. Isso porque o projeto literário coloca os alunos no centro do processo de ensino, permitindo o desenvolvimento da expressividade durante a produção e apresentação das obras. Essa abordagem, portanto, atrai pessoas que valorizam uma educação que estimule a autoconfiança e a autonomia dos jovens.
Interdisciplinaridade
Vale reforçar que essa conexão da literatura a outros campos do conhecimento proporcionada pelo projeto literário tornam o ensino interdisciplinar e relevante. Desta forma, a junção com outras matérias demonstram o compromisso da instituição com uma formação integral e criativa.
Concluindo, quanto mais única a escola for em comparação as demais do setor, mais chances terá de se destacar. Porque a competitividade atual no setor educacional não se limita à qualidade do ensino, mas também à experiência oferecida. Pois escolas que valorizam a comunicação com os pais, o bem-estar dos alunos e a criação de um ambiente acolhedor constroem um diferencial que as coloca à frente e atrai novas matrículas.
E é aí que o projeto literário pode beneficiar seu
marketing educacional! Criar um livro único com os estudantes é uma forma de exaltá-los, fidelizando o público, como também ganhar competitividade agregando este diferencial no currículo escolar.