Inteligência artificial na educação: um universo de possibilidades

Muito se fala sobre a inteligência artificial na educação; essa tecnologia tem sido usada tanto para personalizar a aprendizagem e gestão quanto para acelerar processos educativos

É fato que o uso de soluções de inteligência artificial (IA) na educação já é realidade no mundo. Essas tecnologias, que funcionam de forma muito parecida ao cérebro humano, atuam na resolução de muitos desafios no contexto escolar. Funcionalidades do tipo podem ser úteis tanto nas salas de aula quanto na gestão do colégio.

Hoje, muitos dispositivos eletrônicos operam por meio dessa lógica para contribuírem, ou até mesmo executarem tarefas que antes eram restritas às pessoas. Com esses avanços tecnológicos, a inteligência artificial na educação permite que professores, coordenadores ou diretores trabalhem com mais agilidade, facilidade e tenham uma melhor tomada de decisão.

Entretanto, qual seria o limite da aplicação da IA no ensino escolar? Até que ponto essas tecnologias podem contribuir para que profissionais aprendam, identifiquem pontos de melhoria e façam suas escolhas? E quais as soluções prometem revolucionar o setor? Siga com a leitura para encontrar essas respostas e muitas outras sobre o universo que envolve a transformação digital!

Inteligência artificial na educação: heroína ou vilã?

De acordo com conteúdo do Observatório da Educação do Instituto Unibanco, o termo inteligência artificial vem sendo explorado desde 1956, quando citado em uma conferência de tecnologia norte-americana. Desde então, o conceito define “a capacidade de computadores compreenderem e aprenderem imitando a inteligência humana”.

Atualmente, muitos especialistas divergem sobre como a IA na educação pode impactar a aprendizagem e a rotina dos profissionais da educação. Alguns acreditam que essas tecnologias podem substituir pessoas e “desumanizar” os processos, prejudicando o ensino.

outros acreditam que a inteligência artificial no aprendizado é uma aliada de quem busca trabalhar com mais praticidade, otimizar o tempo das atividades e ainda tomar decisões baseadas em mais informações.

Seja heroína, seja vilã, a realidade é que a IA na educação é usada por muitos profissionais atualmente. São sistemas que permitem a interação de estudantes e professores, com recursos baseados na percepção visual e até no reconhecimento de voz, por exemplo.

Além disso, algumas soluções de inteligência artificial na educação avaliam informações disponíveis e tomam decisões, como as ferramentas usadas para correção de trabalhos e provas digitais.

Outras ainda permitem o rastreamento de dados dos estudantes para, assim, contribuírem com a criação de estratégias de educação personalizadas, de acordo com os comportamentos e o desenvolvimento de cada indivíduo em sala de aula.

Para completar, a inteligência artificial na educação possibilita a realização de atividades imersivas, com soluções que exploram experiências sensoriais e despertam a atenção dos estudantes.

6 tecnologias de inteligência artificial usadas na educação

Enquanto os debates sobre a aplicação da inteligência artificial na educação continuam, muitas tecnologias baseadas nesse conceito já estão presentes em sala de aula.

Essas soluções têm sido usadas tanto para personalizarem a aprendizagem e gestão quanto para acelerarem processos educativos, como o abordado em conteúdo da Época Negócios sobre os avanços da inteligência artificial na educação. Confira!

Chatbots

Para responder dúvidas de estudantes e seus responsáveis, as escolas já investem no atendimento digital automatizado. Isso permite acelerar a comunicação e responder as pessoas em chats de forma mais assertiva. Essa tecnologia funciona com respostas personalizadas, criadas para as dúvidas mais frequentes. Assim, é possível direcionar o usuário a quem possa resolver sua necessidade, com muito mais agilidade que o atendimento humano, por exemplo.

Reconhecimento facial

Já existem muitas discussões sobre os prós e contras dessa tecnologia, conforme publicado nesta matéria da Revista Galileu. Essa IA na educação permite o acesso mais seguro de pessoas às escolas, aumentando assim a proteção de estudantes e dos profissionais ao acessarem à infraestrutura escolar.

Inteligência de voz

Entre as inovações tecnológicas na educação, estão os recursos que otimizam processos de aprendizagem por meio da voz de estudantes e professores. Muitos softwares são capazes de captar e extrair informações por meio da vocalização. As gravações armazenadas permitem a criação de um banco de dados da instituição.

Além disso, já existem muitas formas de comandos gerados por meio da fala, usados, inclusive, para a pesquisa de conteúdo ou para acionar dispositivos em sala de aula (computadores, luzes, entre outros).

Monitoramento dos estudantes

Aqui estamos falando de tecnologias que vão muito além da filmagem e do compartilhamento de imagens das atividades escolares. Já existem soluções de inteligência artificial na educação que podem até mesmo identificar se o estudante está prestando ou não atenção na aula durante o ensino à distância. O portal Tilt, do Uol, divulgou essa novidade.

Também existem funcionalidades que contribuem com o compartilhamento de informações e interações, desde o transporte até a forma como realizam as atividades na instituição de ensino. Dessa maneira, podem ser tornar fundamentais para tomadas de decisões assertivas e o monitoramento dos gestores.

Corretores digitais

O uso de IA na educação para correção de provas e trabalhos não é novo. Isso porque contribui com professores que querem ganhar tempo para se dedicarem a outras atividades. Além disso, as tecnologias ajudam ainda a mitigar riscos de erros durante o processo.

Assistente virtual

A inteligência artificial na educação também está presente em assistentes virtuais que colaboram com a rotina dos professores. São soluções que realizam a criação de relatórios sobre o desenvolvimento dos estudantes e das turmas. Dessa maneira, oferecem suporte para que os feedbacks sejam mais rápidos em sala de aula.

IA: o futuro da educação já começou

Hoje essas tecnologias de inteligência artificial na educação são tratadas como tendências. Inclusive, muitas já se tornaram populares no universo estudantil.

As soluções estão fortalecidas no mercado e em uso em muitas instituições de ensino. Logo, é importante que professores e gestores acompanhem a transformação digital e sigam unindo a pedagogia e inovação para que o futuro da educação esteja presente nas salas de aula.

Quer se manter atualizado sobre as novidades e tecnologias que contribuem com avanços da aprendizagem? Siga acompanhando os conteúdos compartilhados pelo Blog da Ciranda de Livro!

Leave A Comment

Subscribe to our Newsletter




    ×