Os desafios e a importância do letramento matemático

O que matemática tem a ver com pensamento crítico? Como ajudar os alunos a melhor assimilarem o uso da dos números e contas no dia a dia? Essas e outras respostas podem estar no letramento matemático

Matemática e pensamento crítico: qual a relação? Muitas pessoas podem pensar que estes dois fatores estão muito distantes.

Entretanto, a soma destes conceitos é fundamental para a formação de estudantes com competências e habilidades que refletem em suas ações na sociedade.

Por meio do letramento matemático, o raciocínio lógico, comunicação e até a argumentação são aperfeiçoados, visando um maior preparo dos alunos diante das diversas situações do dia a dia.

Porém, o letramento matemático ainda é um grande desafio da educação brasileira. Não à toa, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) defende que este precisa ser um compromisso do desenvolvimento dos estudantes.

Então, como colocar em prática atividades focadas no letramento matemático que contribuam com o pensamento crítico? Acompanhe nossos insights e atualize-se com as informações que podem ajudar os estudantes neste aprendizado.

Do letramento matemático ao pensamento crítico: entendendo os conceitos

Primeiramente, vamos entender melhor os conceitos e a relação entre o letramento matemático e pensamento crítico?

Pensamento crítico, conforme definiram Michael Scriven e Richael Paul na metade do século 20, é o termo que define processos intelectuais de análise, síntese, conceituação e avaliação da informação. Logo, é a forma como o estudante domina o conhecimento para formar suas opiniões.

No artigo “Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades”, observa-se que “a escola é mediadora entre os estudantes e as produções científicas, tecnológicas e culturais e, como tal, deve promover o desenvolvimento daquela modalidade de pensamento”.

Para isso, cabem aos educadores criar atividades que instiguem os alunos a questionar, comparar e justificar suas convicções com coerência.

E, neste caminho, está o letramento matemático, termo que se refere à capacidade de identificar e compreender a matemática no mundo moderno, de acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

Isso porque a educação matemática serve como suporte para o desenvolvimento de cidadãos críticos, que sejam capazes de interpretar números referentes a processos político-econômicos.

Os desafios do letramento matemático no Brasil

Os números não mentem: os estudantes brasileiros de 15 anos ainda não têm domínio satisfatório em leitura, matemática ou ciências, conforme publicado pela Agência Brasil. Isso foi identificado pelo Pisa (Programa Internacional de Avaliações de Estudantes) em 2021.

O estudo ocorre em 79 países e, em sua última edição, a média da educação brasileira na avaliação foi de 413 pontos, sendo que os demais países alcançaram média de 487 pontos.

Para completar, o Sistema de Avaliação do Ensino Básico realizou um levantamento que comprova que 95% dos alunos deixam o ensino médio sem ter conhecimento adequado em matemática, como divulgado pela Exame.

Estes resultados indicam que o letramento matemático é fundamental para que esta média aumente no país.

Vale lembrar que existem muitos fatores que podem influenciar nestas dificuldades, principalmente a pandemia e seus impactos no ensino atual.

É importante considerar que muitos estudantes não só têm dificuldade em estudar matemática, como também têm transtornos de aprendizagem que dificultam o reconhecimento, memorização e até mesmo o cálculo.

Estamos falando da discalculia, um assunto já abordado aqui no blog da Ciranda, que às vezes pode passar despercebido entre os estudantes.

Letramento matemático na prática: 3 atividades para as salas de aula

E então, que tal atualizar suas estratégias de letramento matemático? Para isso, listamos algumas atividades que podem contribuir com o alto desempenho dos estudantes em sala de aula ao aprenderem como lidar com os números. Confira!

1. Educação financeira

Você sabia que três a cada quatro brasileiros estão endividados? Esta informação, levantada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), aponta que o total de brasileiros com dívidas equivale a 74% da população atual.

Uma forma de resolver este problema no futuro dos estudantes é ensinando sobre educação financeira no presente. Logo, é importante incluir no letramento matemático dados e atividades que contribuam com o pensamento crítico sobre como poupar, planejar e realizar o gerenciamento financeiro.

Para isso, o Governo Brasileiro criou o programa “Educação Financeira na Escola”, com atividades diversas baseadas nesta temática.

2. Geometria fora do papel

O ensino do letramento matemático inclui os conceitos geométricos. Logo, eles podem ser ensinados por meio de atividades lúdicas e práticas, utilizando materiais diversos.

Aqui, você pode usar massa de modelar em sala de aula, bem como reciclados e outros elementos que contribuam com a noção geométrica dos estudantes.

Utilizar estes materiais sólidos em vez de somente desenhos ou elementos virtuais possibilita que eles se identifiquem com a temática e reproduzam a aprendizagem em suas rotinas.

3. Gamificação

A metodologia ativa de gamificação aplicada no letramento matemático estimula a motivação e o engajamento dos estudantes. Além disso, esta estratégia amplia a construção do raciocínio lógico, como também outros fatores, desde o trabalho em equipe até a competição saudável.

Estas vantagens são listadas no artigo “Ensino e Educação: Uso da Gamificação na Matemática”, da revista científica Núcleo do Conhecimento.

Entretanto, para que este jogo contribua com a formação do pensamento crítico dos estudantes, deve considerar o problema de um contexto social, bem como também uma missão. Sua implementação precisa ser baseada em regras claras e bem definidas.

Todas estas atividades atendem não só aos desejos de descoberta por novas informações, como também os caminhos para que ocorram por meio do letramento matemático.

Hoje, estamos inserido em um contexto social baseado em tomadas de decisão cada vez mais influenciada por inúmeros dados. Logo, é importante que, desde cedo, os estudantes saibam como lidar com este “mar de números” que só aumenta em nosso dia a dia – principalmente devido aos avanços da tecnologia.

Esperamos que o conteúdo da Ciranda de Livro ajude você a praticar em sala de aula ensinamentos que refletem no melhor desempenho e assimilação do uso da matemática.

Leave A Comment

Subscribe to our Newsletter




    ×