Marketing Educacional: Atraindo e Retendo Alunos com Projetos Inovadores

Listamos dicas para ajudar você a implantar estratégias inovadoras para fidelizar estudantes, incluindo um projeto pedagógico nesta jornada. Atrair e reter estudantes é um dos desafios do marketing educacional. Mas nós, da Ciranda de Livro, temos dicas importantes que podem contribuir com isso. Entre elas, está a atualização do currículo escolar com um projeto pedagógico inovador. Isso porque sabemos que para ganhar competitividade é necessário apresentar diferenciais frente a concorrência. E, além disso, as escolas precisam criar estratégias que sejam simples de realizar, que resultem em um bom custo-benefício e ainda fidelize os estudantes. Então, siga com essa leitura para entender como um projeto pedagógico inovador colabora com a forma como sua escola atrai e retém estudantes. Esta é uma excelente oportunidade para atualizar as práticas de marketing educacional com orientações baseadas em quem já tem muita experiência de mercado. Vamos lá?    

3 estratégias inovadoras de marketing educacional

Como explica o “guru” do marketing digital Neil Patel, o conceito de marketing educacional se refere a todas as estratégias que as escolas realizam para reter e atrair estudantes. Isso reflete nas experiências dos clientes, bem como na imagem da instituição e até mesmo no engajamento da equipe de ensino. Existem práticas básicas de marketing, como divulgação de anúncios na imprensa local, televisão ou rádios, em canais digitais – incluindo as redes sociais, outdoors, panfletos, bem como outras que são velhas conhecidas das escolas. Mas hoje queremos motivar você ir além nas suas estratégias de marketing educacional. Por isso, listamos aqui ideias de como atualizar isso na sua instituição. E, ao final, temos uma dica essencial, sobre a implementação e importância de um projeto pedagógico nessa transformação da comunicação da sua escola. Confira!

1. Pesquisa de mercado moderna

Antes de começar qualquer estratégia de marketing educacional, é importante saber com quem você está se comunicando e qual público deseja fidelizar. Além disso, você deve compreender suas necessidades para mostrar que sua escola atende ao que as pessoas deste perfil estão buscando. Então, aqui é importante desenvolver uma rica pesquisa de mercado. Mas você pode fazer isso de forma inovadora, utilizando novas tecnologias e recursos que facilitem a captação dessas informações. Lembre-se de criar formulários que sejam de rápida resolução e que os usuários preencham de forma intuitiva, gerando praticidade para este processo ocorrer de forma leve, sem burocracias. E uma forma de engajar a participação das pessoas nessas pesquisas é oferecendo recompensas para as respostas, que podem ser desde brindes como canetas, bloquinhos de papel personalizados, ou outros objetos mais simples, como até descontos em matrícula e outros benefícios.

2. Experiências imersivas

Hoje existem muitos recursos tecnológicos que podem ser aproveitados nas campanhas de marketing educacional para gerar experiências imersivas e encantar os estudantes e seus familiares. As soluções de realidade virtual, por exemplo, permitem você a apresentar a escola onde as pessoas interessadas em conhecê-las estiverem. Por meio de óculos especiais, elas podem assistir a um passeio virtual pelo espaço, por exemplo. Este vídeo ainda pode ser incluído em suas plataformas digitais e visto pelos espectadores em suas próprias casas. É uma forma inovadora de aproximar as pessoas do ambiente de ensino. Para completar, os materiais de divulgação das campanhas de marketing educacional podem conter elementos que contribuam com essa interação, como QR Codes, que quando escaneados possibilitam o público a acessar conteúdos extras, como vídeos ou fotos institucionais.

3. Influenciadores

O marketing de influência tem se fortalecido cada vez mais em diversos mercados, incluindo o educacional. Então, investir em pessoas que tenham influência no setor e possam falar sobre a sua instituição é uma estratégia que não pode ficar de fora neste sentido. Todavia, quando falamos de marketing de influência, não estamos apenas nos referindo a pessoas com grande número de seguidores em seus perfis nas redes sociais. Essa influência também pode ser gerada por pessoas “normais”, ou seja, por estudantes ou a equipe da sua escola. Aqui, estamos nos referindo a campanhas que trazem personagens reais e possibilitam o público a se conectar ainda mais emocionalmente. Então, neste sentido, pense em convidar alunos, familiares e professores para protagonizar essas campanhas de marketing educacional.    

Por que um projeto literário pode fazer a diferença no marketing educacional?

Agora, chegou a vez da dica mais importante deste conteúdo sobre marketing educacional. Então, se você deseja implementar estratégias inovadoras, não pode deixar o projeto literário de lado nesse planejamento! Um projeto literário inovador é fundamental para o branding escolar. E como já explicamos aqui no Blog da Ciranda de Livro, uma escola com a marca fortalecida reflete alta credibilidade e confiança diante do seu público. Ou seja, quando a escola está atenta ao redor e consegue se atualizar, ela se torna mais moderna e atende às novas demandas do público. Logo, essa adaptabilidade é fundamental para tornar a marca mais forte diante das rápidas transformações que temos vivido na sociedade atual, incluindo na educação. E as estratégias de branding para escolas também refletem a autenticidade da instituição. Portanto, quanto mais única a escola for em comparação as demais do setor, mais chances terá de se destacar. E é aí que o projeto literário pode beneficiar seu marketing educacional! Criar um livro único com os estudantes é uma forma de exaltá-los, fidelizando o público, como também ganhar competitividade agregando este diferencial no currículo escolar. Aqui no Blog da Ciranda de Livro já explicamos tudo o que você precisa saber para implementar um projeto literário inovador na sua escola. Além do passo a passo, explicamos os benefícios de transformar os estudantes em protagonistas da aprendizagem, tanto para eles, quanto para a escola. Agora, se quiser se aprofundar neste assunto, converse com a equipe da Ciranda de Livro: www.cirandadelivro.com.br.

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