Posted on
outubro 25, 2024
by
Ciranda
0 Comments
Veja como engajar a participação das famílias na escola por meio do projeto literário Ciranda de Livro para enriquecer o aprendizado.
A presença ativa da família na escola é fundamental para o enriquecimento do aprendizado. E existem diversas formas de engajar essa participação, como por meio de um projeto literário.
Aqui na Ciranda de Livro, acreditamos que fortalecer essa parceria possibilita avanços no desenvolvimento dos estudantes e também reflete na criação de uma comunidade escolar mais coesa.
Então, a seguir, vamos explorar formas de praticar isso por meio dos projetos literários escolares. Acompanhe a leitura para entender mais sobre o papel dos pais no sucesso dessas atividades e conheça dicas de como aproximar a família da escola.
A importância da presença da família na escola
Aqui no Blog da Ciranda de Livro já explicamos sobre a importância de fortalecer
parcerias entre a escola e a família. Porque as vivências do ambiente familiar são reproduzidas no ambiente escolar, e vice-versa.
Sendo assim, a família e a escola precisam estar alinhadas, para que essas experiências educacionais reflitam na qualidade da aprendizagem e no desenvolvimento do estudante como um todo, não só dentro, como também fora da escola.
Além disso, a integração da família na escola permite que as rotinas de compromissos educacionais e pessoais aconteçam de forma equilibrada. E essa conexão ainda permite que os responsáveis e equipe escolar dialoguem para agirem com mais precisão no processo de desenvolvimento.
Portanto, enquanto a escola trata da formação intelectual e acadêmica, cabem aos responsáveis trabalharem o desenvolvimento de valores e princípios,
como também já abordamos aqui no Blog da Ciranda de Livro. Então, quando a família e a escola compartilham esses aprendizados, contribuem com a formação de indivíduos mais completos no futuro.
Para completar, esse apoio familiar aumenta a confiança dos estudantes nas atividades educacionais. Por isso essa presença da família na escola é uma forma eficiente para superar diversos desafios socioemocionais dos estudantes.
Incluindo a família na escola com um projeto literário
A presença da família no programa pedagógico traz muitos benefícios para a aprendizagem. E isso pode ser feito por meio de um projeto literário, como o da Ciranda de Livro.
Pois hoje, mais do que nunca, é importante manter o
programa pedagógico atualizado com as novas demandas da sociedade. E, portanto, as famílias devem ser incluídas nessas atualizações. Porque o programa pedagógico não considera somente os desafios do presente, mas o aprendizado que refletirá no desenvolvimento dos estudantes no amanhã.
Logo, se você tem como prioridade a integração das famílias na escola, está na hora de repensar seu programa pedagógico e adicionar um projeto literário para que isso se torne realidade e seja aplicado na prática, não apenas se mantenha em discurso. A seguir, vamos conhecer as vantagens dessa atividade compartilhada entre estudantes e seus responsáveis em casa.
Construção conjunta
Existe um provérbio sueco que diz que “alegria compartilhada é alegria em dobro”. Então, pense na alegria que os estudantes terão ao compartilharem a construção de um projeto literário com a família.
Essa atividade permite aos educadores trocarem as experiências com as famílias. E existem diversos canais de comunicação que possibilitam isso. Portanto, um projeto literário possibilita levar a realidade das salas de aula para a casa dos estudantes.
Neste sentido, é possível realizar rodas de conversa com os familiares e estudantes, com uma frequência que atenda às agendas de todos. Porém, caso prefiram manter o contato on-line, também é possível realizar eventos virtuais ou até mesmo manter um canal digital para compartilharem as experiências, como um grupo de WhatsApp, por exemplo.
Leitura compartilhada
O projeto literário também é um impulsionador do amor pela leitura. E quando a família participa disso, se torna um agente valioso nessa transformação.
Existem muitos
benefícios em realizar uma leitura compartilhada para crianças em voz alta, por exemplo. Especialistas afirmam que essa prática cria e intensifica os laços de afeto entre quem realiza a leitura e quem ouve.
Além disso, a leitura compartilhada e em voz alta estimula as crianças a expressarem suas opiniões e visões de mundo, possibilitando que, desta forma, elas melhorem a compreensão acerca da realidade em que estão inseridas. Este hábito ainda estimula a concentração, memória e a escuta ativa das crianças.
Isso porque, durante a leitura a criança ouve e assume a fala. E que quando ela conversa sobre ilustrações ou a história em si, a criatividade e imaginação são estimulados, o que reflete em benefícios para futuras habilidades cognitivas e sociais de maior complexidade.
Eventos
Para completar, uma forma de engajar a presença da família na escola por meio do projeto literário é realizando um
evento de autógrafos para celebrar a conclusão da obra do pequeno autor.
Sendo assim, use a criatividade para elaborar um evento diferenciado, que desperte essa participação. Durante o evento de autógrafo, a escola reúne os familiares e os autores mirins para apresentarem seus livros aos convidados, validando ainda mais a experiência literária.
Na Ciranda de Livros, por exemplo, apoiamos não só a criação de um livro assinado pelos próprios estudantes, como também o lançamento dessas obras! É por isso que os nossos eventos de autógrafos são tão comentadas quando realizadas nas escolas.
Além disso, oferecemos o suporte necessário para que tudo ocorra em uma noite de autógrafos incrível. E temos dicas para você realizar o evento de autógrafo na sua escola que
compartilhamos aqui no Blog da Ciranda de Livro.
Se você precisar de mais dicas para realizar o projeto literário com os estudantes e a família, conte com a equipe da Ciranda de Livro. Estamos à disposição para ajudar você a transformar a turma em pequenos autores de suas próprias obras. Para saber mais, acesse nosso site:
www.cirandadelivro.com.br.