Benefícios da leitura em voz alta para crianças de todas as idades

Entenda como essa forma de expressão contribui com o desenvolvimento infantil e pode incentivar o estudante a se tornar um pequeno autor. Você se lembra daquele professor, ou da mamãe e do papai, lendo para você aquela história especial? Pois é, experiências como essas são marcantes na infância de muitas pessoas. E se você teve a oportunidade de realizar a leitura em voz alta para crianças, sabe o quanto isso é especial e transformador. A lista de benefícios da leitura em voz alta para crianças é longa! Então, aqui apresentamos os principais deles, que justificam a importância dessa prática na rotina de pequenos de todas as idades. Neste conteúdo do Blog da Ciranda de Livro, também listamos dicas de como tornar a leitura em voz alta para crianças um hábito no dia a dia, dentro e fora das salas de aula. Isso porque, pela nossa experiência sabemos da importância do papel da leitura e escrita no desenvolvimento integral do aluno. Então, acompanhe nossa publicação para colocar em prática os benefícios da leitura na escola. E, ao final, quem sabe seu ouvinte não se torne um pequeno autor?    

Benefícios da leitura para crianças em voz alta

Muitos especialistas em educação defendem a leitura em voz alta para crianças, independentemente da idade dos ouvintes. Isso porque essa prática agrega muitos benefícios ao desenvolvimento infantil. De acordo com informações compartilhadas pelo portal Educa Mais Brasil, a leitura em voz alta para crianças pode criar e intensificar os laços de afeto entre quem realiza a leitura e quem ouve. Além disso, estimula as crianças a compartilharem suas opiniões e visões de mundo, possibilitando que, desta forma, elas melhorem a compreensão acerca da realidade em que estão inseridas. Este hábito, segundo o portal, ainda estimula a concentração, memória e a escuta ativa das crianças. Além disso, segundo matéria do Estado de Minas, praticar 12h de leitura na primeira infância pode beneficiar o desempenho cognitivo e o bem-estar na adolescência. Na publicação, a responsável pela pesquisa que foi publicada na revista Psychological Medicine, Barbara Sahakian, explica que durante a leitura a criança ouve e assume a fala. E que quando ela conversa sobre ilustrações ou a história em si, a criatividade e imaginação são estimulados, o que reflete em benefícios para futuras habilidades cognitivas e sociais de maior complexidade. Quer um exemplo desses benefícios aplicados na prática? Ao programa Tarde Nacional, a doutoranda em Linguística e professora de Educação Básica Maria de Fátima de Melo compartilhou sua experiência com leitura em voz alta para crianças do 6º ao 9º ano. Ela conta que a leitura em voz alta é uma modalidade que promove a escuta atenta, o que reflete em maior retenção do conhecimento e possibilita também a reflexão e expressão dessa reflexão.    

3 dicas para incluir a leitura em voz alta na rotina

Então, agora que você já sabe mais sobre os benefícios da leitura em voz alta para crianças, vamos às dicas! Selecionamos algumas orientações de especialistas da Educação que podem ajudar a colocar esse hábito em prática dentro e fora das salas de aula. Confira!

1. Respeite os limites das crianças

Em primeiro lugar, cabe aos educadores e pais terem paciência com os limites das crianças. Afinal, elas estão aprendendo, então a leitura em voz alta será, naturalmente, mais lenta e exige que os narradores invistam esforços em detalhes que fazem a diferença na experiência, como diferentes entonações ou até mesmo agregar teatralidade às leituras em voz alta, por exemplo. Lembrando também que muitas dúvidas podem surgir durante a leitura para crianças. Portanto, prepare-se para também responder com paciência e de forma respeitosa, para não desmotivar o pequeno ouvinte. Outro desafio é o de manter as crianças atentas e engajadas na atividade. Manter a criança fisicamente parada por um longo período pode criar, lá na frente, desconforto e agitação. Então, uma dica é incluir alguns momentos de descontração, em que elas possam se movimentar e manter a escuta ativa.

2. Escolha um ambiente favorável à leitura

Seja na escola ou em casa, a leitura em voz alta para crianças deve acontecer em um espaço com infraestrutura e obras adequadas para a faixa etária dos ouvintes. Por isso, além de ajustes na iluminação, climatização, conforto e da disponibilidade de obras infantis, pense em diversos detalhes que tornarão essa experiência ainda mais especial. Por exemplo: o local precisa ser silencioso, para que ruídos externos não atrapalhem a experiência das crianças. Aqui no Blog da Caiena, por exemplo, já trouxemos dicas de como fomentar um ambiente de leitura adequado.

3. Audiolivros

Esta dica compartilhada pelo Instituto Neurosaber atende muito aos casos de adultos que não têm disponibilidade para realizar a leitura em voz alta, mas sabem da importância dessa prática para crianças. Hoje, as diversas plataformas de streaming de áudio, e até mesmo o YouTube, conta com muitas opções de audiolivros gratuitos. Eles podem ser acessados pelos celulares, ou no computador, e oferecer a criança essa experiência da leitura em voz alta.  

Da leitura para os livros: transformando o estudante em um pequeno autor

Como explicamos acima, a leitura em voz alta na infância traz diversos benefícios para crianças. Um deles é aproximá-la do universo dos livros. E, essa experiência como ouvinte reflete também no interesse da criança ler e escrever seu próprio livro. Logo, o estudante pode se tornar um pequeno autor. Afinal, sabemos que o poder da imaginação é infinito e que isso pode se tornar realidade na sua escola! Então, se esse interesse acontecer, saiba que você pode contar com a Ciranda de Livro, plataforma que transforma estudantes em escritores de suas próprias obras. Saiba mais no site: www.cirandadelivro.com.br.  

Leave A Comment

Subscribe to our Newsletter




    ×