Parcerias com autores e editoras: enriquecendo o projeto literário

Entenda como colaboradores contribuem com o fortalecimento desta atividade na sua escola! Temos certeza de que você já ouviu a máxima “duas cabeças pensam melhor que uma”, não é mesmo? Então, neste conteúdo do Blog da Ciranda de Livro, você vai entender como esta frase faz sentido em um projeto literário, principalmente quando eles contam com parcerias com autores e editoras. No conteúdo de hoje, listamos a vantagem de agregar esses colaboradores de fora da escola ao projeto literário. Isso porque autores e editoras têm muitas experiências para compartilhar, que foram obtidas a partir da construção profissional de obras literárias. Então, trazer estas experiências para dentro das salas de aula pode enriquecer ainda mais esse processo de transformação de estudantes em autores de seus próprios livros. E ainda contribuir com muitos fatores, como a otimização de custos, por exemplo. Por isso, siga com a leitura para entender a importância de realizar parcerias com autores e editoras nesta atividade.

A importância da parceria com autores e editoras

Não é à toa que a palavra “networking” se tornou tão popular no mundo corporativo. Isso porque parcerias são fundamentais para fortalecer diversas frentes, e isso também vale para o seu projeto literário. A conexão com autores e editoras pode elevar a qualidade desta realização e agregar muito ao processo de transformação de estudantes em escritores de seus próprios livros. Logo, as parcerias são fundamentais para o crescimento do projeto literário. Cultivar relacionamentos com pessoas experientes, que têm muita expertise a agregar à atividade, amplia os resultados esperados com esta atividade. Porque parceiros como autores e editoras podem compartilhar novas ideias que abrem caminhos para melhorias. E isso reflete em mais confiança na realização. Imagina que experiência interessante: ver seus estudantes conversando e tirando dúvidas sobre o processo de criação de uma obra com uma pessoa que faz isso de forma profissional. Não é incrível? Ou ainda visitando ambientes de impressão de livros, descobrindo como a obra é produzida. São estas e muitas outras as vantagens de criar parcerias com autores e editoras neste processo. Além disso, as parcerias refletem também na otimização dos custos de um projeto literário. Ao se comunicar com as pessoas certas, você pode conquistar vantagens em relação a materiais, passeios e palestras relacionados ao tema do projeto, bem como outros benefícios de forma gratuita ou por meio da troca de divulgação, por exemplo. Falando em divulgação, com parceiros consolidados, como autores e editoras de renome, é possível expandir a comunicação sobre o projeto literário. Assim, mais pessoas saberão da iniciativa e a obra final poderá impactar mais leitores.

Como criar parcerias com autores e editoras

Criar parcerias com autores e editoras para o projeto literário não é uma tarefa fácil. Para começar, isso exige muita dedicação e tempo. Portanto, você vai precisar reservar algumas horas para se comunicar com estas pessoas. Primeiramente, escolha o canal de comunicação que deseja centralizar estas conversas. Pode ser por um e-mail, por telefone, pelas redes sociais, ou até mesmo em encontros presenciais. Lembrando que, no caso de escolher seguir o contato pessoalmente, faça isso na escola ou em ambientes propícios e seguros para conversas. Ao superar este primeiro passo de contato e estabelecer uma conexão, defina todas as partes dessa parceria. Vamos a um exemplo: no agendamento de visitas de um autor à escola, decida em comum acordo o melhor dia, horário, local para isso acontecer, bem como uma prévia do que será discutido, e o “pode ou não pode” desse momento. Assim, não haverão surpresas. Não se esqueça de conversar sobre custos e valores referentes a essa parceria, caso houver. Para completar, se não sabe quais autores ou editoras contatar para realizar essas parcerias, você pode pedir indicações para pessoas próximas, ou realizar pesquisas na internet. É interesse observar o comportamento destes possíveis parceiros nas redes sociais, por exemplo, para entender se suas mensagens estão alinhadas com a do projeto literário proposto.

Conclua seu projeto literário de uma forma inesquecível!

O fim de um projeto literário é só o começo de uma nova experiência que todos os participantes esperam muito: o evento de autógrafos. Aqui no Blog da Ciranda de Livro, nós já apresentamos diversas dicas de como tornar esse momento inesquecível. Agora, trazemos mais uma: já imaginou conseguir por meio de uma parceria a presença de autores renomados participando deste evento de autógrafos? Ou ainda alguma personalidade que seja bastante querida, como uma pessoa influencer com trabalho relacionado à temática do livro abordado? Então, nossa dica final para o projeto literário acontecer é buscar autores e pessoas parceiras que possam comparecer ao evento e marcar presença entre os convidados, agregando mais credibilidade e sucesso a este evento especial. Mas, se não conseguir a participação presencial desta personalidade, não desanime: você pode solicitar envio de um vídeo, foto ou áudio e transmitir durante o encontro! Esta é uma forma de usar a tecnologia a seu favor e abrilhantar o evento de autógrafos. Esperamos que todas as dicas listadas aqui contribua com seu projeto literário e torne-o ainda mais especial. Para completar, reforçamos que a Ciranda de Livro é a parceira que tem muito a oferecer para enriquecer ainda mais essa experiência. Somos especialistas em transformar histórias e obras-primas e queremos fazer isso junto a você e sua turma também! Afinal, nossa plataforma pedagógica tem conquistado grandes feitos com estudantes de todo o Brasil, sempre de forma lúdica, envolvente e simplificada. Quer saber mais? Acesse: www.cirandadelivro.com.br.

Leave A Comment

Subscribe to our Newsletter




    ×