Tecnologia na Sala de Aula de Escrita

Tecnologia na Sala de Aula de Escrita

Entenda como as ferramentas digitais são aliadas dos estudantes ao aprenderem a escrever. Vivemos em um mundo conectado, e a tecnologia na sala de aula tem se tornado cada vez mais comum. Na literatura, ela está presente desde o desenvolvimento de um projeto literário inovador até outras práticas que transformam o estudante em pequeno autor. É por isso que temos que falar sobre como a tecnologia na sala de aula apoia a aprendizagem da escrita. Trouxemos conceitos e exemplos de como aplicar essas inovações a favor do desenvolvimento da escrita dos estudantes. Acompanhe a leitura para saber mais!  

Tecnologia e escrita: qual a relação?

Ler e escrever são habilidades fundamentais para a interação social de todo indivíduo, seja no mundo online ou no offline. E essas capacidades começam a ser desenvolvidas na infância. Falando da escrita, especificamente, ela é essencial para o aprimoramento cognitivo, emocional e social dos estudantes. Porque contribui com o desenvolvimento da criatividade, da expressividade e também com a comunicação, entre outras habilidades. Vale reforçar que, como você bem sabe, a aprendizagem da escrita começa bem antes da produção textual, por meio de desenhos, rabiscos, garatujas, conforme observa o Instituto Neuro Saber. Mas todas as experiências são essenciais para que, lá na frente, a criança saiba transmitir seus pensamentos de forma organizada por meio das palavras. Compreendendo a relação entre fonemas e grafemas, o estudante começa sua jornada de pequeno autor.

E qual o papel da tecnologia na aprendizagem da escrita hoje?

Como já explicamos aqui no Blog da Ciranda de Livro, as soluções digitais proporcionam uma experiência de leitura mais dinâmica e envolvente, o que reflete no engajamento dos estudantes na realização das atividades de leitura e escrita. Nas salas de aula, essas tecnologias ainda possibilitam a prática da educação personalizada. Ou seja, colaboram para a criação de atividades que atendam com mais atenção às limitações, características, bagagens de vida e contextos sociais de cada estudante durante a aprendizagem da escrita. Não podemos esquecer ainda que a alfabetização digital está presente em todas as conversas sobre as tendências da educação tecnológica para 2024. Esse termo se refere a forma como estudantes se relacionam com as tecnologias em sala de aula, dominando recursos que são favoráveis para a captação de conteúdo. Vale considerar também que a escrita nos dispositivos digitais, como computador, celular, tablets, entre outros aparelhos, está presente na atual cultura. Todavia, os estudantes também precisam dominar diferentes técnicas relacionadas ao que se chama de usabilidade e a escrita à mão. Muito se discute sobre o tempo de tela dos estudantes hoje em dia. Portanto, mais do que impor limites sobre este período dedicado em frente a computadores e outros dispositivos, os responsáveis e educadores devem se atentar à qualidade dessa experiência. Ou seja, entender que se estão conectados, mas essa conectividade está beneficiando à aprendizagem, pode ser melhor do que um período offline desperdiçado com atividades menos relevantes. Ao incentivar o uso das tecnologias em sala de aula, os educadores também precisam se atentar ao uso equilibrado, pois o medo de ficar sem o celular ou equipamentos digitais, chamado nomofobia, tem sido diagnosticado em muitas pessoas, inclusive nas crianças. 4 tecnologias para trabalhar a escrita em sala de aula

E-books

Hoje já é possível escrever e ler livros em dispositivos móveis. A tecnologia dos livros digitalizados, os e-books, proporciona mais praticidade no transporte das obras pelas crianças entre ida e vinda à escola. E também contribuem com leitores que têm pouco espaço físico disponível para guardar suas obras. Para completar, eles têm uma durabilidade muito maior que a obra física, não correm o risco de estragar, manchar ou de serem rasgados.

Inteligência artificial

Já falamos sobre as tecnologias de inteligência artificial que você pode usar em sala de aula aqui no Blog da Ciranda de Livro, e nunca é tarde para essa conversa ser retomada. Isso porque elas também contribuem com o desenvolvimento da escrita. Os corretores digitais e ferramentas de atendimento personalizadas possibilitam esclarecer dúvidas durante o processo de aprendizagem e acelerar a correção de probas e trabalhos, para que assim educadores ganhem tempo para se dedicarem a outras atividades que exigem mais foco.

Boards interativos

Já existem ferramentas digitais e gratuitas para o compartilhamento de conteúdos em tempo real, que podem ser editados por mais de uma pessoa e com fácil usabilidade. As lousas digitais, ou boards, são espaços interativos que possibilitam essa troca. Uma das ferramentas mais usadas hoje é o Miro, mas existem inúmeras opções disponíveis de tecnologias para a sala de aula como esta.

Data Driven

As tecnologias para registro e apuração de dados têm sido essenciais para a personalização da educação. Com elas, educadores conseguem apurar e desenvolver estratégias mais assertivas para o ensino, incluindo a respeito da escrita. Isso porque no conceito de pedagogia data driven as decisões são baseadas em dados. Muitas ferramentas, inclusive, possibilitam a criação de indicadores automatizados e atualizados em tempo real para análises mais avançadas. Mas, se você ainda está começando a usar tecnologia em sala de aula, pode iniciar com uma simples planilha no Excel, por exemplo.    

A Ciranda de Livro está ON com as tendências da tecnologia

Esperamos que este novo conteúdo da Ciranda de Livro atenda às suas expectativas sobre o uso de tecnologia na sala de aula. Para completar sua leitura e conhecimentos sobre a aprendizagem da escrita relacionada à tecnologia, também indicamos a leitura do nosso conteúdo do Blog da Ciranda de Livro sobre o papel das bibliotecas escolares na era digital. Isso porque esse ambiente tem se transformado com a evolução das tecnologias, acompanhando o desenvolvimento dos estudantes. E acreditamos que as bibliotecas escolares ainda são bastante importantes para os estudantes se desenvolverem, pois desperta no pequeno autor e leitor o interesse em conhecer mais sobre o universo da literatura, por exemplo. Continue acompanhando para se atualizar sobre as inovações que fazem a diferença no dia a dia de ensino. E se quiser saber mais sobre o trabalho da Ciranda de Livro, acesse: www.cirandadelivro.com.br.

Leave A Comment

Subscribe to our Newsletter




    ×