Transformando Alunos em Autores: A Magia de Criar Seu Próprio Livro

Saiba como o projeto literário Ciranda de Livro estimula escrita criativa e o amor pelos livros nos estudantes. Se para um adulto já um grande motivo de orgulho escrever um livro, já imaginou alcançar essa realização ainda na infância? Este grande feito pode acontecer por meio do projeto literário Ciranda de Livro! Nós temos experiência em transformar o estudante em pequeno autor de sua própria obra. Essa magia acontece com muito cuidado e dedicação, em uma jornada que estimula a escrita criativa e o amor pelos livros. E hoje vamos compartilhar com você um pouco do segredo por trás dessa magia criativa! Prepare-se para conhecer mais sobre essa experiência transformadora que tem mudado a vida de estudantes por todo o Brasil.    

Os benefícios de se tornar um pequeno autor

Como mencionamos, ter um livro publicado não é para qualquer um. Muitas pessoas dedicam anos de vida para alcançar essa realização. E, por meio de um projeto literário, hoje as crianças conseguem fazer isso e concluir essa obra ainda na infância. A experiência de se transformar em um pequeno autor é acompanhada não só do livro, como também de muitos benefícios para o desenvolvimento do estudante. A começar pelo estímulo da escrita criativa. Esta é uma habilidade cada vez mais desejada no mundo atual, uma vez que a comunicação se tornou essencial nesta rotina cada vez mais digital e conectada. Já parou para pensar em quantos e-mails e mensagens trocamos no dia a dia? Pois o domínio da escrita, lá na frente, poderá ser um grande diferencial deste pequeno autor. Além disso, já explicamos aqui no Blog da Ciranda de Livro sobre a visão de especialistas em educação sobre isso. Eles acreditam que um dos grandes benefícios de um projeto literário é transformar estudantes em protagonistas da aprendizagem. A renomada professora Célia Godoy defendeu isso em entrevista exclusiva realizada para a Ciranda de Livro. Logo, o projeto literário possibilita o pequeno autor também trabalhar sua expressividade e sentimentos, dando voz a sua palavra. E ainda estimula o pensamento crítico. Uma vez que, para produzir sua história, é necessário refletir bastante sobre ela e a mensagem que transmitirá aos futuros leitores. Neste sentido, o pequeno autor também acaba desenvolvendo mais amor pelos livros, uma vez que entende mais sobre o processo de produção de uma obra literária e passa a se identificar com isso. Para completar, muitas vezes o estudante é convidado a pesquisar outros autores e livros para ter referências para sua produção, e essa prática coloca os estudantes em contato com títulos que aproximam ainda mais da literatura.  

Incentivando a criatividade além do projeto literário

Quando falamos sobre a importância da escrita no desenvolvimento infantil aqui no Blog da Ciranda de Livro, ressaltamos que o ensino da escrita criativa está alinhado à BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Portanto, o projeto literário é uma excelente opção para educadores que querem inovar suas práticas de ensino e atender às novas demandas da educação. Vale lembrar que a criatividade impacta desde a formação da identidade do estudante, até a criação de projetos e a resiliência da pessoa no futuro. Sendo assim, cabe aos educadores incentivar as crianças a criarem as melhores soluções para as ações propostas, no caso, um projeto literário para apresentarem suas histórias e ilustrações. Que tal relembrar os exemplos de formas de incentivar a criatividade entre os estudantes, para que estejam ainda mais preparados para realizarem seus projetos literários?

Criação a partir da observação

Convide os estudantes a voltarem a sua atenção a uma música, uma imagem, ou ao ambiente ao redor. Então, a partir disso, incentive-as a escrever sobre a experiência, como sobre os sentimentos que vivenciaram durante este momento, ou o que viram e ouviram, por exemplo.

Guiados pela palavra

Completando, escolha uma obra textual que guiará a produção de escrita criativa dos estudantes. Seja um poema, um capítulo de um livro, ou um único texto. Após definir qual será a obra que norteará a atividade, escolha também uma palavra específica desta produção que servirá como tema da criação. A partir disso, os estudantes criarão seus textos com essa palavra específica.

Completando a história

Nesta atividade, cada criança escreve uma parte da história em um papel, criando uma sequência ao transferir o papel para o próximo pequeno autor. Sendo assim, a história deve seguir até que todos tenham participado da atividade, cada um escrevendo à sua maneira.

É hora de transformar estudantes com a Ciranda de Livro

O projeto literário Ciranda de Livro transforma o estudante em um pequeno autor do seu próprio livro impresso, com histórias e ilustrações únicas, escolhidas por ele! Isso porque nossa equipe tem muita experiência em apoiar as produções literárias dos estudantes, por meio de atividades que estimulam a escrita criativa e o amor pelos livros desde a infância. Tudo acontece com atendimento personalizado fornecido pela equipe da Ciranda de Livro para o colégio e a família dos estudantes. Sendo assim, o pequeno autor tem a oportunidade de criar seu livro e, ao final, todos podem celebrar juntos em um evento de autógrafos! Vale reforçar que, apesar da conclusão tornar-se um livro impresso, a Ciranda de Livro é uma plataforma que possui recursos digitais que auxiliam na criação dos livros. Portanto, o projeto literário é considerado hoje como uma das principais tecnologias educacionais de auxílio aos colégios e educadores na promoção da leitura e desenvolvimento de competências estabelecidas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Portanto, a solução tecnológica atende com excelência quem busca impulsionar a aprendizagem por meio da elaboração textual e artística que resulta em uma verdadeira obra-prima. Esse projeto literário inovador pode enriquecer o currículo da sua escola e encantar alunos e pais. Quer saber mais? Acesse: www.cirandadelivro.com.br.

Leave A Comment

Subscribe to our Newsletter




    ×