Escrita Criativa para Jovens: Desbloqueando a Imaginação Através de Palavras

Conheça técnicas para estimular a criatividade e saiba como um projeto literário pode superar o bloqueio criativo do pequeno autor. Não existe limites quando falamos do poder da imaginação. E isso vale para todas as fases da vida, inclusive na rotina de aprendizagem dos jovens. Porém, trabalhar a escrita criativa não é uma tarefa fácil, uma vez que muitos bloqueios podem surgir no meio do caminho. Por isso, trouxemos diversas informações para ajudar educadores que estão nessa missão de trabalhar a escrita criativa com jovens. São práticas que contribuem com o desbloqueio da imaginação por meio das palavras. Você sabia, por exemplo, que com a realização de um projeto literário é possível superar o bloqueio criativo do pequeno autor? Essas e outras estratégias você vai conhecer a partir dessa nova leitura do Blog da Ciranda de Livro. Agora, é hora de pensar “fora da caixa” e deixar a criatividade te levar. Vamos lá?  

A importância da criatividade na vida

A escrita criativa é importante em todas as fases da vida, da infância à vida adulta. Primeiramente, como já explicamos aqui no Blog da Ciranda de Livro, essa habilidade deve ser estimulada na rotina das crianças, pois impacta na formação da identidade, até a criação de projetos e na sua resiliência quando adulto. Além disso, por meio da escrita criativa, é possível contribuir com o desenvolvimento de indivíduos mais sensíveis e com melhor senso crítico. Existem muitas pessoas que acreditam que perdemos a criatividade na vida adulta. Mas saiba que ela está ali, sempre presente, como também já abordamos em conteúdo do Blog da Ciranda de Livro. Afinal, a habilidade de imaginar ou produzir coisas novas e diferenciadas se aplica em diversos campos da vida, como na resolução de problemas do dia a dia. Sendo assim, pessoas criativas têm uma tomada de decisão mais rápida e assertiva, pois conseguem encontrar soluções além do senso comum. Muitos fatores como regras sociais e compromissos da vida impactam na forma como entendemos a criatividade na vida adulta. Porque, segundo especialistas, nesta fase mais madura, os indivíduos priorizam o pensamento concreto, ou seja, que direciona às dinâmicas de erros e acertos e às buscas por soluções racionais e arquitetadas.

3 técnicas para estimular a escrita criativa entre jovens

Eles já dominam a leitura e escrita e estão prontos para colocar a criatividade em prática! Mas, afinal, como estimular a escrita criativa entre os jovens? Listamos três técnicas compartilhadas pelo portal Rock Content, referência na criação de conteúdo digital no Brasil, para impulsionar essa prática entre os estudantes. Confira!

1. Tudo em 100 palavras

Nesta atividade, o pequeno autor deve ser incentivado a explicar uma história ou situação com até 100 palavras. E isso pode ser feito de forma digital, o que facilita a contabilização dos termos. Vale reforçar que este conteúdo precisa ter começo, meio e fim. É uma excelente prática para trabalhar a concisão e também a criatividade.

2. Mudando as perspectivas

O exercício propõe que o pequeno autor produza um texto simples. Então, ele deve ser narrado a partir do ponto de vista de outros personagens. Para guiar esta atividade de escrita criativa, escolha um tema ou assunto em comum que possa ser abordado pelos estudantes.

3. Observação

Esta atividade funciona da seguinte forma: a turma é direcionada a observar uma paisagem, uma imagem, pessoa, ou qualquer outro elemento. Então, o pequeno autor deve descrever essa observação. Uma forma de realizar essa atividade é observando uma janela, por exemplo. Assim, o estudante pode descrever o que vê, ouve, entre outras interações captadas ao redor.  

Superando o bloqueio criativo com o projeto literário

O bloqueio criativo é o pior pesadelo do pequeno autor. Isso impacta diretamente em qualquer atividade para o desenvolvimento da escrita criativa. Por isso, é importante pensar em estratégias para desbloquear limitações e impulsionar a criatividade dos estudantes quando se sentirem incapazes. Uma forma de superar o bloqueio criativo é por meio de um projeto literário, por exemplo. Ao transformar o estudante em um pequeno autor, é possível torná-lo mais confiante. Além disso, o projeto literário desenvolve o protagonismo na aprendizagem e, assim, permite que os jovens encarem qualquer dificuldade relacionada com a criatividade de forma mais leve. Portanto, quando o estudante cria seu próprio livro com um projeto literário, está desenvolvendo não só habilidades de leitura e escrita, como também condições socioemocionais que impactam na formação da sua identidade, principalmente na sua confiança. Estes são só alguns dos benefícios de implementar um projeto literário na sua escola. Em entrevista exclusiva para a Ciranda de Livro, a renomada professora Célia Godoy ressaltou que o projeto literário é uma oportunidade para o pequeno autor expressar sentimentos. “Vai dar voz a sua palavra e vai mostrar para a humanidade como é importante pensar sobre algo para deixar um legado. Autonomia é, por exemplo, escrever um livro, é uma conquista, é um processo de libertação, é gerado pela autonomia de pensar, de registrar e, principalmente, de aliar a escrita aos mecanismos de arte”, destacou durante a entrevista. Confira o conteúdo na íntegra aqui em nosso canal no YouTube! Para concluir, além do projeto literário, uma forma de motivar o pequeno autor a superar o bloqueio criativo é criando também um evento de autógrafos. Porque, assim, o estudante não medirá esforços para que sua obra seja realizada, engajando-se mais para contornar problemas que surgirem em relação à escrita criativa. E nós já compartilhamos por aqui diversas ideias para criar um evento de autógrafos incrível! Desta forma, todos os esforços do pequeno autor será reconhecido e ele se tornará ainda mais fortalecido. Quer saber mais vantagens de realizar um projeto literário na sua escola? Acesse o site da Ciranda de Livro: www.cirandadelivro.com.br

Leave A Comment

Subscribe to our Newsletter




    ×