Posted on
março 28, 2025
by
Ciranda
0 Comments
Iniciativas como a Ciranda de Livro refletem no aprimoramento da criatividade, leitura e escrita dos estudantes. Saiba mais! Quando o estudante cria seu próprio livro com um projeto literário, está desenvolvendo mais habilidades do que se imagina. A leitura e escrita, como também condições socioemocionais que impactam na formação da sua identidade, principalmente na sua confiança, estão entre elas.
Em entrevista exclusiva para a Ciranda de Livro, a
renomada professora Célia Godoy enfatizou que o projeto literário contribui para a expressividade. “Vai dar voz a sua palavra e vai mostrar para a humanidade como é importante pensar sobre algo para deixar um legado. Autonomia é, por exemplo, escrever um livro, é uma conquista, é um processo de libertação. É gerado pela autonomia de pensar, de registrar e, principalmente, de aliar a escrita aos mecanismos de arte”.
Então, hoje você vai entender melhor quais são os impactos do projeto literário no aprendizado. E também falamos sobre como a Ciranda de Livro pode te ajudar nisso!
3 impactos do projeto literário no aprendizado
Criatividade
Trabalhar atividades que estimulam a
criatividade em sala de aula reflete no aumento do engajamento da turma. Você sabia? Essa é uma experiência positiva que temos quando acompanhamos os estudantes se transformarem em pequenos autores com seus projetos literários.
Como já
explicamos aqui no Blog da Ciranda de Livro, é importante que essa habilidade socioemocional seja estimulada na rotina das crianças, pois impacta na formação da identidade durante o desenvolvimento infantil, até a criação de projetos e na sua resiliência quando adulto.
Vale lembrar que esse aprendizado infantil impacta no decorrer da vida toda. Afinal,
a criatividade também é muito importante na vida adulta. Porque essa é a habilidade de imaginar ou produzir coisas novas e diferenciadas. Também seria a capacidade que se refere à facilidade de inventar em diversos campos da vida.
Sendo assim, a criatividade na vida adulta define como as pessoas conseguem visualizar e colocar em prática novas ações. Também influencia, por exemplo, na habilidade de resolução de problemas, na rápida e assertiva tomada de decisão, e na resiliência, uma vez que uma pessoa criativa consegue encontrar soluções além do senso comum.
Existem diversas maneiras de estimular a criatividade na escola para incentivar a formação de adultos mais preparados ao amanhã. O projeto literário, por exemplo, é uma excelente opção para educadores que querem inovar suas práticas de ensino e atender às novas demandas da educação.
Leitura
A
leitura é como uma janela para o mundo: é capaz de ampliar horizontes culturais na educação e transportar os estudantes em uma viagem repleta de conhecimento. Isso é alcançado quando o projeto literário é colocado em prática na sala de aula.
Os livros, incluindo os criados por meio de um projeto literário, podem acompanhar os estudantes por muitos lugares, tornando assim o aprendizado ainda mais completo. E ao criar a possibilidade de integrar a leitura na infância no programa pedagógico, os educadores proporcionam aos estudantes o desenvolvimento de um pensamento crítico mais apurado sobre outras culturas. A leitura também contribui com a interpretação de informações, impulsionando o pensamento inovador em sala de aula.
Escrita
A
escrita criativa é importante em todas as fases da vida, da infância à vida adulta. O fato de a criança se manter focada em um assunto e atividade também ajuda no desenvolvimento da atenção e inteligência. Sobre a questão emocional, durante o processo de um projeto literário, o estudante precisa refletir sobre emoções ao escrever o conteúdo.
É por isso que a escrita possibilita trabalhar a compreensão e o manejo de emoções que cativam a empatia e a tomada de decisão responsável, por exemplo. Também possibilita os estudantes a expressarem suas opiniões e sentimentos, o que impacta diretamente no desenvolvimento infantil.
Checklist para implementar um projeto literário de impacto

Agora que você entende mais sobre como um projeto literário impacta o aprendizado e o desenvolvimento infantil, siga esse passo a passo para implementá-lo na sua turma!
Passo 1: no começo da implementação do projeto literário, é importante encontrar parceiros com experiência no segmento de Educação, como a Ciranda de Livro, por exemplo. Eles serão responsáveis por orientar suas atividades e para o sucesso final do projeto literário.
Passo 2: defina um tema criativo, que desperte e engaje os estudantes a participarem do projeto literário. Se preferir, inspire-se em datas, eventos ou personalidades marcantes que ainda serão celebrados no decorrer do ano, por exemplo. Vale reforçar que, na Ciranda de Livro, os temas dos projetos literários, além de atenderem essas demandas, estão alinhados à BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e promovem os ensinamentos dos quatro pilares da educação da Unesco.
Passo 3: após definir temas, bem como o cronograma para a realização do projeto literário, comece a trabalhar com a turma esta criação, incluindo entre as atividades práticas como rodas de conversas, jogos, contações de histórias e pesquisas realizadas pelos estudantes para a conclusão do livro, por exemplo.
Passo 4: ao final, com a conclusão do projeto literário, celebre esta realização com um evento de autógrafos. Esse momento torna o projeto literário ainda mais emocionante, uma vez que as alegrias são compartilhadas e todo o esforço empenhado no decorrer do ano é reconhecido.
Sabe como tornar as experiências do desenvolvimento infantil ainda mais impactante? Transformando os estudantes em autores dos seus próprios livros com o projeto literário da Ciranda de Livro, plataforma que possibilita o desenvolvimento dessa atividade. Isso porque, com a Ciranda de Livro, as crianças têm aprendizagens mais vivas e significativas, pois constroem seus próprios conteúdos a partir de suas ideias e conhecimento. Saiba mais:
www.cirandadelivro.com.br.