Posted on
abril 5, 2024
by
Ciranda
0 Comments
Saiba como recursos tecnológicos podem tornar a experiêcnia do pequeno autor ainda mais produtiva ao produzir livros interativos.
Já percebeu que a tecnologia está sempre presente aqui no Blog da Ciranda de Livro? Isso porque entendemos que esse assunto é primordial para a transformação da educação nos dias atuais. E, quando falamos de tecnologia, não podemos deixar de falar da importância dela na criação de projetos literários e livros interativos.
Com a evolução das ferramentas tecnológicas, é possível promover uma nova experiência para o leitor e para o pequeno autor. E esses recursos possibilitam um maior engajamento dos estudantes com as obras.
Neste novo conteúdo do Blog da Ciranda de Livro, você vai entender mais sobre a importância da tecnologia no projeto literário e conhecer soluções que otimizam a criação de um livro interativo. Confira!
A importância da tecnologia no projeto literário
Já explicamos aqui no Blog da Ciranda de Livro as
razões para a tecnologia não ficar de fora do projeto literário. Primeiramente, as soluções digitais proporcionam uma experiência de leitura mais dinâmica e envolvente, o que reflete no engajamento dos estudantes na realização do projeto literário.
E existem alguns benefícios que só as obras tecnológicas têm para oferecer. Os livros digitalizados são mais práticos no transporte das crianças entre ida e vinda à escola, facilitando o transporte. E também contribuem com leitores que têm pouco espaço físico disponível para guardar suas obras. Para completar, eles têm uma durabilidade muito maior que a obra física, não correm o risco de estragar, manchar ou de serem rasgados.
No caso da criação de um livro interativo, é possível trabalhar também o conceito de
educação personalizada junto ao pequeno autor. Ou seja, desta forma, a tecnologia atende à tendência da educação atual de proporcionar a aprendizagem baseada nas características de cada estudante, por meio de ferramentas e recursos que possibilitam que as atividades sejam realizadas de acordo com sua disponibilidade, bem como seu nível de aprendizado.
Para completar, em
entrevista à Ciranda de Livro, a renomada professora Célia Godoy se posicionou a favor do uso das tecnologias em sala de aula. Pois, para ela, esses recursos estimulam a criatividade e o envolvimento dos estudantes. Todavia, ela ressalta que o uso da tecnologia deve ocorrer com atenção dos educadores, para que as atividades sejam realizadas de forma produtiva e gere os benefícios esperados.
Conheça 3 formas de usar tecnologias interativas no projeto literário
Hoje já existem diversas tecnologias que podem transformar a experiência do pequeno autor na criação de seu projeto literário. Listamos algumas delas aqui para você conhecer mais!
Inteligência artificial
Esta é a “palavra da vez” no mundo da tecnologia, e não poderia ficar de fora do universo da educação. Nós já apresentamos aqui no Blog da Ciranda de Livro as
diversas possibilidades que essa tecnologia traz para impulsionar o ensino.
Alguns especialistas acreditam que essas tecnologias podem substituir pessoas e “desumanizar” os processos, prejudicando o processo de aprendizagem. Já outros defendem que a inteligência artificial é uma aliada de quem busca trabalhar com mais praticidade, otimizar o tempo das atividades e ainda tomar decisões baseadas em mais informações, inclusive em um livro interativo.
Existem disponíveis no mercado, por exemplo, recursos de inteligência artificial que otimizam processos de aprendizagem por meio da voz de estudantes e professores. Muitos softwares são capazes de captar e extrair informações por meio da vocalização. Também já existem muitas formas de comandos gerados por meio da fala, usados, inclusive, para a pesquisa de conteúdo, o que pode otimizar as atividades durante o projeto literário.
As tecnologias de inteligência artificial também podem ser aliada dos professores para a correção dos conteúdos, por exemplo. Assim, os profissionais ganham mais tempo para se dedicarem às outras atividades da criação de um livro interativo. Para completar, esta é uma forma de mitigar erros durante o processo.
QR Code
Outro recurso que pode contribuir com a criação de um livro interativo é o QR Code. A partir da leitura deste símbolo com câmeras de smartphone, o leitor pode ser direcionado para diversos tipos de conteúdo digitais, como um banco de imagens, áudios, vídeos, ou até mesmo para textos complementares.
Incorporar um QR Code na obra deste pequeno autor possibilita expandir a experiência do leitor. Neste
conteúdo compartilhado pela QR Code Tiger, existem diversos exemplos de como essa tecnologia contribui com a criação de livros interativos.
Redes sociais
As plataformas de redes sociais também são tecnologias que podem ser usadas em um livro interativo. Elas atendem ao público conectado e que deseja se atualizar a todo momento. Então, neste contexto, é possível criar perfis para a divulgação do projeto literário, bem como dos bastidores da atividade, e trazer essa interatividade para a criação do pequeno autor.
Vale lembrar que o uso dessas ferramentas também atende à necessidade de incluir a
alfabetização digital no programa pedagógico. Esse conceito, como já explicamos aqui no Blog da Ciranda de Livro, se refere à forma como os estudantes dominam as tecnologias e conseguem usá-las a favor da aprendizagem. Então, define o conhecimento sobre signos, gestos ou comportamentos necessários para a leitura e escrita em dispositivos digitais, seja no computador, ou no celular, por exemplo.
Completando, as atividades focadas em alfabetização digital também contribuem com o aumento do engajamento dos estudantes, uma vez que estão alinhadas com os novos hábitos e comportamentos conectados. Sendo assim, implementar e priorizar a educação tecnológica no dia a dia da educação podem ajudar em diversos fatores, desde promovendo uma nova experiência de leitura, mais dinâmica e envolvente, até mesmo mais flexível.
Gostou de saber mais sobre como a tecnologia pode impulsionar a criação do livro interativo? Pois nós ainda temos mais uma dica para isso! Você precisa conhecer a Ciranda de Livro, plataforma que possibilita transformar o estudante em um pequeno autor! Saiba mais no site:
www.cirandadelivro.com.br.